A Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), por meio da Comissão de Título de Especialista, leva ao conhecimento de todos os interessados a abertura das inscrições do Concurso para a Obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica, em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB). As normativas aqui presentes seguem rigorosamente as orientações de tal convênio.

 

1 Das inscrições

1.1 Do período de inscrição

As inscrições serão aceitas pela SBCM a partir do dia 03 de abril de 2018, às 18h até o dia 22 de junho de 2018, às 23h59.

1.2 Da documentação para inscrição

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição de forma completa e legível, bem como o formulário curricular.

1.2.1. Obrigatoriamente, o candidato deverá enviar, junto da ficha de inscrição e do formulário curricular, sob pena de indeferimento da inscrição:

  1. Cópia autenticada do Diploma de Médico e da Carteira do CRM.
  2. Cópia autenticada de Diploma Revalidado no Brasil por meio do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos - Revalida (caso o diploma seja de outro país).
  3. Cópias simples dos documentos comprobatórios e  do pagamento do CRM.
  4. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

1.2.2. A documentação completa deverá ser entregue pessoalmente pelo candidato na sede da SBCM ou enviada por SEDEX até o dia 22 de junho de 2018 impreterivelmente, sendo considerada tempestiva a inscrição cujos documentos foram postados até a data limite de inscrição prevista no item 1.1. do edital.  

1.2.2.1. Os documentos indicados no item 1.2.1 deverão ser postados até a data limite da inscrição, e o recebimento na SBCM deverá ocorrer até o prazo máximo de 5 dias após o encerramento das inscrições.

1.2.2.2. O SEDEX deverá ser encaminhado aos cuidados da Comissão de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, com endereço à Rua Botucatu, 572, conj. 112, Vila Clementino, CEP 04023-061, São Paulo (SP), Brasil.

1.2.2.3. A SBCM não se responsabiliza por eventuais extravios de correspondência e nem pelo retorno negativo de entrega dos Correios, cabendo ao candidato a diligência de acompanhar e garantir a postagem e a entrega dos documentos nos prazos estabelecidos no edital.

1.2.3. Após 10 (dez) dias do encerramento das inscrições, a Comissão de Título de Especialista divulgará, no site da SBCM (www.sbcm.org.br), a lista dos candidatos aptos a prestarem a prova escrita eliminatória para Obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica.

1.2.3.1. Após a divulgação da lista de candidatos aptos, o candidato que tiver sua inscrição indeferida poderá apresentar recurso no prazo de 2 (dois) dias úteis após a divulgação da lista, não sendo recebido qualquer recurso ou reclamação fora do prazo estabelecido.

1.2.3.2. Após a análise dos recursos, será divulgada nova lista definitiva dos candidatos aptos a prestarem a prova escrita eliminatória para Obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica, não cabendo aqui qualquer impugnação.

1.2.3.3. O recurso deverá ser encaminhado exclusivamente via SEDEX, para o mesmo endereço descrito no item 1.2.2.2, devendo ser postado até o último dia do prazo do recurso e recebido na SBCM no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis.

1.2.3.4. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail ao candidato, com todas as orientações pertinentes para realização da prova.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

1.3. A INSCRIÇÃO SERÁ EFETIVADA APÓS SE COMPROVAREM OS PRÉ-REQUISITOS E SER FEITA A VERIFICAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO CORRESPONDENTE.

1.3.1. SERÁ DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO O PREENCHIMENTO CORRETO DA FICHA DE INSCRIÇÃO. SÓ SERÃO PONTUADOS NA ANÁLISE CURRICULAR OS ITENS QUE ESTIVEREM DEVIDAMENTE COMPROVADOS E PREENCHIDOS NO FORMULÁRIO.

1.3.2. EM NENHUMA HIPÓTESE HAVERÁ DEVOLUÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA.

 

2 Dos pré-requisitos

2.1 Para realizar o concurso, o candidato deverá obrigatoriamente preencher os seguintes pré-requisitos:

    1. Ter, no mínimo, 2 (dois) anos de formado, considerando a data do Diploma de Médico como tempo inicial da contagem.
    2. Ter número de CRM definitivo e estar quite com o Conselho Regional de Medicina.
    3. Ter Diploma ou Certificação Oficial de Residência Médica em Clínica Médica com acesso direto (dois anos), reconhecida pela CNRM/MEC.

OU

    1. Ter Diploma Oficial ou Certificação de Residência Médica realizada no Exterior em Clínica Médica de, no mínimo, 2 (dois) anos, devidamente revalidado por instituições públicas e registrado pela CNRM/MEC (verificar item 9 do Edital).

OU

    1. Ter Diploma Oficial ou Certificado de Estágio/Treinamento em Clínica Médica, credenciado pela SBCM, com duração semelhante à residência médica em Clínica Médica com acesso direto, com duração igual à do Programa de Residência Médica da CNRM/MEC (dois anos).

OU

  1. Atuação profissional:
    • Comprovar experiência profissional , por declaração do diretor ou coordenador do local em que ocorreu a atuação profissional em  Clínica Médica, de, no mínimo, 4 (quatro) anos de experiência em hospital, departamento ou universidade.

 

3 Das provas

3.1. As provas acontecerão nas seguintes datas:

  • Prova escrita eliminatória: 22 de julho de 2018
  • Prova prática: 28 de julho de 2018

 

3.2. A avaliação dos candidatos ao Título de Especialista em Clínica Médica se faz da seguinte forma:

1ª FASE: 

3.2.1. PROVA ESCRITA ELIMINATÓRIA

A avaliação constará de prova escrita eliminatória, composta de 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada e somente uma opção correta. Esta prova terá a duração máxima de 4 (quatro) horas, sendo o tempo mínimo de permanência em sala de 2 (duas) horas. O candidato que deixar o local antes do período mínimo de permanência será automaticamente eliminado do presente concurso.
3.2.2. O Candidato deverá comparecer munido de documento de identificação civil oficial com foto, sendo considerado como tal: RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte e CRM. A ausência do documento de identificação implicará no impedimento de realização da prova e na consequente eliminação.
3.2.3. Após o término da prova escrita eliminatória, será recolhido o caderno de questões em sua íntegra. O candidato poderá anotar seu gabarito em folha avulsa a ser fornecida pela organização do concurso.
3.2.4. Será considerado habilitado a realizar a prova prática e a análise curricular o candidato que obtiver no mínimo 70% (setenta por cento) de acertos.
3.2.5. O gabarito e a lista dos aprovados na prova escrita eliminatória serão divulgados no site da SBCM, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas após o término da prova escrita eliminatória.

Bibliografia recomendada:

  • Kasper DL, Fauci AS, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL, Loscalzo J. Medicina Interna de Harrison. 19. ed. McGraw Hill; 2016.
  • Goldman L, Schafer, Andrew I, editores. Cecil Medicina. Rio de Janeiro: Elsevier; 2014.
  • Papadakis M, McPhee SJ. Current medical diagnosis and treatment. New York: McGraw-Hill; 2017.
  • Lopes AC. Tratado de Clínica Médica. 3. ed. São Paulo: Roca; 2015. 2 volumes.
  • Lopes AC. Diagnóstico e Tratamento. São Paulo: Atheneu; 2013. 6 volumes.
  • Bickley LS. Bates Propedêutica Médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015.
  • Diretrizes Brasileiras das Sociedades de Especialidades Clínicas reconhecidas pela AMB, valendo a mais atual, com suas respectivas atualizações.

 

2ª FASE:

3.3. PROVA PRÁTICA (80% da nota final)

3.3.1. A prova prática constará de avaliação com discussão baseada em casos clínicos e/ou simulação realística, cuja composição ficará a critério da Comissão de Título de Especialista da SBCM.

3.4. ANÁLISE CURRICULAR (20% da nota final)

3.4.1. Será analisada a frequência presencial ou em ensino à distância em eventos científicos realizados e organizados pela SBCM e Regionais, considerando a pontuação da seguinte forma:

  1. Participação comprovada no Congresso Brasileiro de Clínica Médica ou no Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica ou no Programa de Atualização em Clínica Médica desenvolvido pela SBCM (PROCLIM)* ou Curso de Aperfeiçoamento e Programa de Educação Médica Continuada das Regionais (com pelo menos 60h/aula): 9 (nove) pontos.
  2. 4 ou mais participações comprovadas nos últimos 5 anos: 5 (cinco) pontos.
  3. 3 participações** comprovadas nos últimos 5 anos: 3 (três) pontos.
  4. 2 participações** comprovadas nos últimos 5 anos: 2 (dois) pontos.
  5. 1 participação** comprovada nos últimos 5 anos: 1 (um) pontos.

*O desenvolvimento e a conclusão (comprovada por certificados) de pelo menos seis dos quinze ciclos do PROCLIM terão o valor de 9 pontos.

**São considerados eventos científicos não apenas os congressos de Clínica Médica, mas também os simpósios, as jornadas, as reuniões científicas, os seminários e os cursos promovidos pela SBCM ou por suas Regionais, com participação comprovada por meio de certificado de conclusão.

3.4.2. A pontuação máxima a ser atribuída ao candidato será de, no máximo, 14 (quatorze) pontos, sendo desconsiderado para todos os efeitos a pontuação excedente a esse valor.

 

4 CONCURSOS PÚBLICOS

    1. Aprovado em cargo PÚBLICO de provas e títulos, relacionado à área de Clínica Médica, após o término da graduação em medicina:  2 (dois) pontos (não acumulativos).

OU

  1. Aprovado no exame de residência médica na área de Clínica Médica: 2 (dois) pontos (não acumulativos).

 

 

5 PRODUÇÃO CIENTÍFICA

5.1. Ter publicado artigo/tema médico em revista, livro e/ou jornal, de circulação nacional e/ou  internacional (não se consideram aqui as monografias para conclusão de curso de graduação em Medicina, porém consideram-se as dissertações de Mestrado e teses). Os trabalhos apresentados em eventos científicos são considerados, neste tópico, quando publicados sob a forma de anais/resumos: 2 (dois) pontos.

 

6 SÓCIO DE ENTIDADES DE PROFISSIONAIS MÉDICOS 

6.1. A pontuação deste tópico leva em consideração se o médico é associado a alguma sociedade de profissionais médicos que tenha atuação na área de Clínica Médica ou dentro das Sociedades de Especialidades da AMB (não se inclui nesta categoria a filiação sindical, que tem caráter eminentemente trabalhista. Também não se inclui a vinculação ao Conselho Regional de Medicina, que é obrigatória para o exercício profissional): 2 (dois) pontos.

 

7 Disposições gerais

7.1. A Comissão de Título de Especialista irá realizar a conferência e a análise da documentação enviada pelo candidato.

  • Caso a inscrição seja indeferida, a SBCM restituirá 75% do montante referente ao pagamento da inscrição.
  • No caso de desistência documentada até 7 (sete) dias antes da prova escrita, será restituído 75% do montante referente ao pagamento da inscrição.
  • No caso de ausência nos dias do concurso não será realizada a devolução de qualquer quantia do valor pago.

7.1.1. O candidato deverá certificar-se de que a documentação enviada está completa, pois não será permitida a inclusão de documentos após a data limite para a inscrição.

7.1.2. O resultado final de aprovados no concurso estará disponível no prazo de 45 dias, na data de 11 de setembro de 2018, no site da SBCM.

7.1.3. Será considerado aprovado no concurso o candidato que obtiver média igual ou superior a 7 (sete).

7.1.4. O aprovado receberá via correio a declaração oficial de aprovação e a carta informativa para a confecção do Diploma.

7.1.5. O candidato assume a responsabilidade jurídica por todas as informações por ele fornecidas, bem como eventuais erros ou omissões.

7.1.6. A SBCM não se responsabiliza por avisos não recebidos devido à caixa postal eletrônica indisponível, bloqueios do antispam ou similares, e endereços de correios eletrônicos digitados incorretamente.

7.1.7. No dia da realização da prova prática, o período de permanência no local de avaliação dos candidatos será de até 12h.

7.2. Será eliminado da prova, sem direito à restituição dos valores de inscrição, o candidato que:

  1. Usar notebook, tablet, celular ou qualquer outro meio de comunicação eletrônico. O candidato deverá deixar seus pertences (apenas eletrônicos) guardados em uma embalagem com lacre (fornecida pela organização), que ficará em posse dos fiscais durante a prova e que será devolvida ao término da avaliação.
  2. Ausentar-se do local de prova  sem o acompanhamento de fiscal.
  3. Deixar de devolver íntegro o material das provas escrita ou prática.
  4. Seja surpreendido por fiscal por estar em comunicação verbal ou por escrito com outro candidato.
  5. Caso seja constatada fraude na prestação de informações e/ou apresentação de documento, o candidato será eliminado do concurso e terá  suspenso o direito à nova inscrição por 1 (um) ano, independentemente de obrigatório encaminhamento ao CRM.

 

8 Dos recursos

8.1.   O candidato poderá recorrer do resultado da Prova Escrita Eliminatória  impreterivelmente até às 13h do dia posterior a divulgação da lista  de aprovados, devendo ser considerado o horário oficial de Brasília.

8.2. O recurso da Prova Escrita Eliminatória deverá ser enviado por e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

8.3.  O recurso referente ao resultado final do concurso  deverá ser postado até 7 (sete) dias após a data de sua divulgação para o endereço da SBCM (Rua Botucatu, 572, Conj.112, CEP 04023-061, Vila Clementino, São Paulo (SP), Brasil). Será considerada a data de postagem dos correios.

8.4. Fica eleito o Foro da Comarca da capital do Estado de São Paulo para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do presente edital e de sua execução, com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

9 Documentos necessários ao candidato que cursou Residência Médica no Exterior:

9.1. Chancela do consulado do local de emissão.

9.2. Tradução juramentada (para documentos que não estejam em português).

9.3. Registro em títulos e documentos, em cartório.

 

10 Documentação necessária dos candidatos portadores de necessidades especiais

10.1. Os candidatos portadores de necessidades especiais participarão da avaliação em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas e à nota mínima  exigida.

10.2. Será necessário encaminhar junto da documentação de inscrição um parecer emitido por especialista da área, indicando o CID e quais as condições necessárias para o candidato realizar as provas.

 

RESUMO DAS DATAS IMPORTANTES DO CONCURSO

CALENDÁRIO

03.04.2018

Início das inscrições

22.06.2018

Encerramento das inscrições

02.07.2018

Lista de aptos para a prova escrita eliminatória

22.07.2018

Prova escrita eliminatória

23.07.2018

Aprovados prova escrita eliminatória

24.07.2018

Recurso prova escrita eliminatória – até às 13h

28.07.2018

Prova prática

11.09.2018

Lista de aprovados  (análise curricular e prova prática)

18.09.2018

Recurso do resultado final

 

TAXA DE INSCRIÇÃO:

Sócios da SBCM e AMB: R$ 750,00
Residentes de Clínica Médica (concluída em 2016/2017): R$ 750,00
Sócios da SBCM ou AMB: R$ 1.500,00
Não sócios: R$ 2.250,00

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR