A Sociedade Brasileira de Clínica Médica, de acordo com as normas para concessão do Título de Especialista em Clínica Médica da Associação Médica Brasileira e o convênio firmado com o Conselho Federal de Medicina em 10 de março de 1989, leva ao conhecimento de todos os interessados, por meio deste Edital a prova do concurso para a obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica.

  • 1ª Fase: Prova Escrita Eliminatória: 60%
  • 2ª Fase: Análise Curricular: 20% e Prova Prática: 80%

 

Pré-Requisitos

 

Para se inscrever, o (a) candidato (a) deverá obrigatoriamente preencher os seguintes pré-requisitos de acordo de acordo com a normativa de regulamentação do exame de suficiência para titulação de especialista ou certificação de área de atuação da AMB:

  1. Ter no mínimo dois anos de formado (a);
  2. Ter número de CRM definitivo;
  3. Estar quite com o Conselho Regional de Medicina;
  4. Ter completado residência médica reconhecida pela CNRM / MEC em Clínica Médica com acesso direto (dois anos)

ou

Ter completado residência médica em Clínica Médica, no mínimo de dois anos, realizado no exterior, devidamente revalidada por instituições públicas e registrada pela CNRM/MEC.

ou

Ter completado estágio/treinamento em Clínica Médica, credenciado pela SBCM, com duração semelhante à residência médica em Clínica Médica com acesso direto com duração igual à do Programa de Residência Médica da CNRM/MEC (dois anos);

ou

Atuação profissional em Clínica Médica por no mínimo 4 (quatro) anos, comprovada através de carta do diretor/coordenador da Instituição onde se deu a atuação profissional (não será aceita comprovação de atuação em consultório particular).

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

A INSCRIÇÃO SERÁ EFETIVADA APÓS COMPROVAR O PREENCHIMENTO DOS PRÉ-REQUISITOS E VERIFICAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO CORRESPONDENTE.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação dos candidatos ao Título de Especialista em Clínica Médica se faz através da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, da seguinte forma:

  • 1ª Fase: Prova Escrita Eliminatória com duração de 4 (quatro) horas, constando 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas. O candidato terá que obter 60% de aproveitamento para realizar a 2ª Fase;
  • 2ª Fase: Os candidatos aprovados na prova escrita eliminatória serão submetidos à Análise Curricular equivalente a 20 pontos do qual devem constar os itens apresentados a seguir, e Prova Prática equivalente a 80 pontos, com discussão baseada em casos clínicos e/ ou estações de simulação realística.

 

PROVA ESCRITA ELIMINATÓRIA (60 pontos)

A avaliação constará de prova objetiva eliminatória, composta de 100 (cem) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada e somente uma opção correta. Esta prova terá a duração de 4 (quatro) horas. Será considerado habilitado à realizar a prova prática e análise curricular, o candidato que obtiver a pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos.


A Bibliografia básica recomendada é a seguinte: • Kasper DL, Fauci AS, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL, Loscalzo J. Medicina Interna de Harrison. 19 ed. McGraw Hill Editora; 2016.

  • Goldman L, Schafer, Andrew I., editores. Cecil Medicina. Rio de Janeiro; Elsevier; 2014.
  • Papadakis M, McPhee SJ. Current medical diagnosis and treatmente. New York: McGraw-Hill; 2017.
  • Tratado de Clínica Médica (dois volumes), A. C. Lopes, Editora Roca, 3ª Edição, 2015.
  • Diagnóstico e Tratamento (seis volumes), A. C. Lopes, Editora Atheneu, 1ª Edição, 2013.
  • Bates Propedêutica Médica, Lynn S. Bickley, Editora Guanabara Koogan, 11ª Edição, 2015.
  • Diretrizes Brasileiras das Sociedades de Especialidades Clínicas reconhecidas pela AMB.

 

ANÁLISE CURRICULAR (20 pontos)

1) FREQUÊNCIA EM EVENTOS CIENTÍFICOS REALIZADOS/ORGANIZADOS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA - pontuação: até 12 pontos

  1. Participação comprovada no Congresso Brasileiro de Clínica Médica ou no Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica ou Proclim* (Programa de Atualização em Clínica Médica desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica) ou Curso de Aperfeiçoamento e Programa de Educação Médica Continuada das Regionais (com pelo menos 60h/aula): 7 pontos
  2. 4 ou mais participações** comprovadas nos últimos 5 anos: 5 pontos;
  3. 3 participações** comprovadas nos últimos 5 anos: 3 pontos;
  4. 2 participações** comprovadas nos últimos 5 anos: 2 pontos;
  5. 1 participação** comprovada nos últimos 5 anos: 1 ponto.

 

* O desenvolvimento e conclusão (comprovada por certificados) de pelo menos SEIS dos TREZE ciclos do PROCLIM (Programa de Atualização em Clínica Médica desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica) terá o valor de 7 pontos.

 

** São considerados eventos científicos, não apenas os congressos de clínica médica, como também os simpósios, jornadas, reuniões científicas, seminários e cursos, promovidos pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica ou por suas Regionais, com PARTICIPAÇÃO COMPROVADA ATRAVÉS DE CERTIFICADO DE CONCLUSÃO.

 

2) CONCURSOS PÚBLICOS:

  1. Aprovado(a) em concurso PÚBLICO, relacionado à área de clínica médica ou áreas afins, após o término da graduação em medicina. Inclui o concurso e aprovação no exame de residência médica na área de clínica médica e especialidades elencadas (não acumulativo): 2 pontos;

 

3) PARTICIPAÇÃO DIDÁTICA EM ATIVIDADES CIENTÍFICAS::

  1. PARTICIPAÇÃO COMPROVADA em atividades científicas (na área de clínica médica ou áreas afins) seja em nível de coordenação/ organização dessas atividades, exposição de temas, palestras, apresentação/ discussão de pôsteres, etc., incluindo-se congressos, reuniões científicas, jornadas, simpósios e cursos: 2 pontos;

 

4) 4) PRODUÇÃO CIENTÍFICA:

  1. o(a) candidato(a) tem artigo/ tema médico PUBLICADO em revista, livro e/ ou jornal, de circulação nacional e/ ou internacional (não se consideram aqui as monografias para conclusão de curso de graduação em medicina, porém, consideram-se as dissertações de mestrado e teses). Os trabalhos apresentados em eventos científicos são considerados nesse tópico, quando publicados sob a forma de anais/ resumos: 2 pontos;

 

5) ATIVIDADES ASSOCIATIVAS - a pontuação desse tópico leva em consideração se o(a) médico(a) é associado a alguma Sociedade de profissionais médicos que tenha atuação na área de clínica médica ou áreas afins (não se inclui nessa categoria a filiação sindical, pois a mesma tem caráter eminentemente trabalhista. Também não se inclui a vinculação ao Conselho Regional de Medicina, que é obrigatória para o exercício profissional).

  1. o (a) candidato(a) COMPROVA sua associação: 2 pontos;

 

 

PROVA PRÁTICA – (80 Pontos)

A Prova Prática constará de avaliação com discussão baseada em casos clínicos e/ ou simulação realística cuja composição ficará a critério da Comissão de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Quanto às normas para inscrição, deve-se preencher a ficha de inscrição de forma legível (todos os campos) e o formulário curricular (anexo). Encaminhar à Sociedade Brasileira de Clínica Médica sendo obrigatório o envio do Diploma de Médico e da Carteira do CRM AUTENTICADOS, das cópias simples dos documentos comprobatórios, e do comprovante de pagamento da taxa de inscrição. • Fotocópia do Comprovante de Pagamento da Taxa anual 2017 do CRM.
  • A documentação completa deverá ser entregue na sede da SBCM ou enviada por correspondência registrada até o dia 04/09/2017 impreterivelmente (será considerada a data de postagem). Endereço: Rua Botucatu, 572/Conj.112 – Vila Clementino – São Paulo – CEP 04023-061.
  • A Comissão de Título de Especialista irá realizar a conferência da documentação.
    • Caso a inscrição seja indeferida, a SBCM restituirá 75% do montante referente ao pagamento da inscrição.
    • No caso de desistência documentada até 7 (sete) dias antes da prova teórica será restituído 75% do montante referente ao pagamento da inscrição
    • No caso de ausência nos dias do concurso não será realizada a devolução do valor pago.
  • Caso o candidato desista da prova no dia, ele deverá redigir uma carta informando nome completo, RG e CRM, e explicar o motivo da desistência, bem como, informar que está ciente das consequências da decisão tomada;
  • O candidato deverá certificar-se de que a documentação enviada está completa, pois não será permitida a inclusão de documentos após limite para a inscrição.
  • Após a efetivação da inscrição, a Comissão de Título divulgará, através do site da SBCM, (www.sbcm.org.br), a lista dos candidatos aptos a prestar a prova escrita eliminatória para obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica.
  • Após o término da prova escrita eliminatória, será recolhido o caderno de questões na sua integra. O candidato poderá anotar seu gabarito em folha avulsa a ser dada pela organização do concurso.
  • Só serão pontuados na análise curricular os itens que estiverem devidamente comprovados.
  • É importante lembrar que no dia do exame serão exigidos os seguintes documentos: carteira fornecida pelo Conselho Regional de Medicina e comprovante de pagamento do CRM; recibo da taxa de inscrição do concurso.
  • O gabarito, bem como a lista dos aprovados na prova escrita eliminatória que estarão aptos a prestar a 2ª fase, serão divulgados no site da SBCM, (www.sbcm.org.br), no prazo de 24 horas, após o término da prova escrita eliminatória.
  • A lista de aprovados no Concurso estará disponível no prazo de 45 dias após a data da prova prática.
  • Serão considerados aprovados no Concurso os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7 (sete).
  • Os aprovados receberão por via correio a declaração oficial de aprovação e carta informativa para a confecção do diploma.
  • Após 90 (noventa) dias da data de divulgação do resultado, os documentos comprobatórios estarão disponíveis para devolução via Sedex, mediante ao pagamento da taxa de R$ 50,00. Faça a opção desejada na ficha de inscrição.
  • Será disponibilizado acesso adequado para candidatos com necessidades especiais;
  • Será proibido o uso de celulares, tablets, notebooks, rádios, ponto eletrônico e quaisquer outros tipos de aparelhos de comunicação;
  • O candidato deverá deixar seus pertences (apenas eletrônicos) guardados em uma embalagem que ficará em posse dos fiscais durante a prova e, será entregue ao término da avaliação;
  • O candidato que usar notebook, tablet, celular ou ponto eletrônico será automaticamente excluído da prova.
  • O candidato ficará disponível até 12h para realização da prova prática e deverá assinar um termo de ciência.

 

TAXA DE INSCRIÇÃO:

Sócios da SBCM e AMB - R$ 750,00

Sócios da SBCM ou AMB - R$ 1.500,00

Não Sócios - R$ 2.250,00

 

CALENDÁRIO:

Local: Belo Horizonte – MG

Data da Prova Escrita Eliminatória: 03/10/2017

Data da Prova Prática: 06/10/2017

Inscrições até 04/09/2017

A data final de inscrição não será prorrogada.

 

 

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR