A gravidez é um período muito especial na vida de uma mulher, mas é também uma fase muito delicada. É importante que a gestante preserve sempre o seu bem-estar e de seu bebê para minimizar riscos e intercorrências na gravidez. Confira alguns cuidados que devem ser tomados no dia a dia.

Cuidados com o sol

Assim como todas as pessoas, também as gestantes não podem abrir mão de um protetor solar diário. Para as futuras mamães, são recomendados aqueles protetores com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30, especialmente no rosto, que deve ser reaplicado com um intervalo máximo de duas horas.



Isso porque, além dos riscos comuns a todos, esta exposição na gestação pode ocasionar manchas na pele típicas desta fase.

Com o horário de verão, o horário mais indicado para exposição ao sol que costuma ser antes das dez e depois das 16 horas, é agora antes das 11 e após as 17 horas.

Além do protetor solar, é importantíssimo o uso diário de hidratantes após o banho para evitar estrias, especialmente na barriga, seios, coxas e nádegas, que são os lugares mais comuns.

Cardápio especial

No ano inteiro, é fundamental que a alimentação da gestante seja saudável e sem exageros. O ideal é comer em pequenas quantidades, várias vezes ao dia e consumir alimentos naturais, como verduras, legumes e frutas,  já que além de saudáveis, tais alimentos ajudam a controlar o peso e contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Proteínas, encontradas em carnes magras (de vaca, frango ou peixe), ovos, leite e derivados, também são indicadas para a dieta da gestante. Conforme Dr. Corintio, o que deve ser bastante controlada é a ingestão de lipídeos e carboidratos, como carnes gordurosas, massas, frituras e doces, em especial sorvetes.

As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois podem causar sérios danos ao bebê.

Exercícios liberados

A prática de atividade física é altamente recomendada, principalmente caminhadas e hidroginástica, mas sempre seguindo orientações médicas individuais. Como regra geral para o verão, os exercícios devem ser praticados nos horários mais frescos da manhã ou no final da tarde.

Pré-natal

Durante a gestação, as visitas da gestante ao médico obstetra devem ser regulares, conforme sua orientação. Geralmente são mensais até o sétimo mês, quinzenais no oitavo e semanais no último mês. Nestas ocasiões, além de tirar todas as suas dúvidas, a gestante será avaliada e serão solicitados todos os exames e fornecidas todas as recomendações até a próxima consulta. Todas as orientações devem ser seguidas à risca, evitando sustos e complicações.

Saiba mais em www.mulhercoracao.com.br