*Com informações e fotos do CFM

No dia 19 de dezembro, representantes das entidades médicas nacionais participaram de uma reunião com o deputado federal e médico ortopedista Luiz Henrique Mandetta, que assumiu em 2019 o cargo de ministro da Saúde. A SBCM esteve presente representada pelo seu diretor, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho. O encontro aconteceu na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF).

Aspectos como o baixo financiamento da saúde, a fixação de médicos em áreas de difícil provimento, a abertura desenfreada de escolas médicas e as falhas em processos administrativos em nível federal foram abordados. Mandetta convidou todas as entidades representantes das mais de 50 especialidades médicas a apresentarem suas propostas com o objetivo de superar os problemas do Sistema Único de Saúde (SUS). “O desafio da Saúde brasileira é enorme. Não se faz saúde só com médicos, mas não se pode ter um Ministério da Saúde sem uma presença maciça destes profissionais. Simbolizo aqui o fim dessa ruptura política”, disse.



Mandetta ainda confirmou pauta com as entidades médicas: “é fundamental que as entidades estejam preparadas para não ser apenas homologadoras, mas protagonistas de decisões. O ministro também atribuiu a graduação do profissional médico como um dos principais desafios para sua gestão. “Precisamos repensar qual o profissional que queremos colocar no mercado. Hoje, temos 31 mil egressos por ano. Em pouco mais de uma década chegaremos a um milhão de profissionais. Devemos entender essa expansão de escolas, fiscalizar melhor e propor uma avaliação dos ciclos básico e profissional”, ressaltou.

“A SBCM saiu bastante esperançosa sobre da atuação do Ministério da Saúde daqui para frente, sob comando do Dr. Luiz Henrique Mandetta. Acreditamos que o Ministério será de fato colocado nos trilhos e tenha seu trabalho voltado para a qualificação da saúde no país, abandonando qualquer viés ideológico. A qualidade de vida do cidadão é o principal objetivo do Ministério da Saúde. Esperamos, de fato, que as entidades possam ser chamadas a auxiliar no âmbito das questões técnicas envolvendo às diversas especialidades”, afirmou Cardoso Filho ao final do encontro.