Com o objetivo de fortalecer a atuação do clínico e valorizar seu importante papel no sistema de saúde no Brasil, a SBCM cria a campanha permanente “Valorize o Clínico”, buscando engajar todas as fatias da sociedade no reconhecimento deste especialista que atua na linha de frente pela saúde e qualidade de vida da nossa população. 

“É importante diferenciar o médico recém-formado do clínico. Clínica Médica é uma especialidade e para se tornar clínico, é necessário cumprir certos pré-requisitos além de ser aprovado em rigorosa avaliação”, afirma o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes. Ele lembra que, desde quando foi fundada, em 1989, a entidade vem lutando para que o especialista em Clínica Médica ocupe seu lugar de direito no âmbito da Medicina. “Se bem preparado, o clínico é um especialista capacitado para solucionar 70% dos casos atendidos. Devido a sua importância e relevância no sistema de saúde brasileiro, orientamos o trabalho da SBCM desde o início na luta pela dignidade e prestígio do clínico, fortalecendo o ensino da Clínica Médica a todo o país”, completa.



Em 1991 a SBCM realizou pela primeira vez o concurso para título de especialista em Clínica Médica. Na época, a entidade possuía 1,5 mil sócios, e havia lutado, junto ao Conselho de Especialidades da Associação Médica Brasileira (AMB), para estabelecer o conceito de Clínica Médica, que ficou assim definido: “Especialidade clínica que congrega profissionais que tratam o doente como um todo, com conhecimentos teóricos e práticos, para serem integradores da prática médica”.

Até hoje a Sociedade Brasileira de Clínica Médica concedeu 4.539 títulos de especialista.