Nas fotos: O presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes recebe a Medalha de Mérito em Clínica Médica das mãos do também agraciado, Carlos Roberto Seara Filho. Todos os médicos e amigos da Clínica Médica homenageados


Na noite do dia 23 de maio, a SBCM realizou cerimônia para a entrega das Medalhas de Mérito em Clínica Médica a autoridades que muito contribuíram para a construção e fortalecimento desta especialidade no Brasil. A solenidade aconteceu na sede da Associação Paulista de Medicina, mesmo local onde, há três décadas, foi oficialmente fundada a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. “Nós criamos a SBCM, e nessa mesma sala a inauguramos. E quando montamos a mesa, a plateia esvaziou, pois só estavam presentes aqueles que participariam da diretoria da entidade. Era um desafio imenso”, recordou Lopes.

Na abertura do evento, o diretor da SBCM e sócio fundador, Mario da Costa Cardoso Filho, proferiu caloroso discurso sobre a trajetória da SBCM e apresentou uma retrospectiva das principais ações realizadas pela entidade desde sua criação, em 16 de maio de 1989 (Veja retrospectiva completa aqui).



Após o discurso, compuseram a mesa diretora o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, o corregedor do CFM, José Fernando Maia Vinagre, o Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, Wilson Modesto Pollara e o General, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército Brasileiro. Em discurso, Antonio Carlos Lopes, emocionado, agradeceu a presença de todos e relembrou a dura luta encampada nos últimos 30 anos para o reconhecimento da Clínica Médica, além do incansável trabalho para que o clínico fosse devidamente valorizado pela sua importante atuação no sistema de saúde brasileiro. “Eu fico muito feliz de ver a SBCM ombreia-se às principais sociedades da Associação Médica Brasileira. Ela carrega seus paradigmas muito fortes. A gente precisou enfrentar a tecnologia através daquilo que ninguém fazia, que era o humanismo e a valorização da relação médico-paciente. Esse foi o motivo que nos permitiu seguir em frente. Hoje a SBCM é uma entidade pujante”, disse.

Além dos clínicos, foram homenageados integrantes de sociedades de especialidade coirmãs, especialistas de referência no cenário médico nacional, autoridades civis e militares e amigos da Clínica Médica. “Agradeço a todos os convidados, que colaboraram e ainda colaboram com a nossa especialidade, hoje postada em lugar de destaque no cenário científico e assistencial no Brasil”, finalizou Lopes.

 

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR