Notícias da SBCM

Quer participar do Update in Internal Medicine da Harvard Medical School? O Boston Cambridge Institute (BCI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), sorteará uma inscrição gratuita para um dos melhores cursos de atualização médica do mundo. O sorteio será realizado durante o Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica, da SBCM, que ocorre de 22 a 26 de julho, em São Paulo.

O sorteio garante uma inscrição gratuita para o Curso da Harvard, com direito à participação em todas as aulas e atividades, além de certificado, não estão contemplados no sorteio: passagens áreas, alimentação, estadia ou custos de deslocamento e atividades extracurriculares.

O Update in Internal Medicine acontecerá entre os dias 07 e 14 de dezembro de 2019, em Boston/USA, e contará com aulas presenciais com renomados professores da Harvard. Outra grande vantagem é o intenso networking com médicos e profissionais de diversos países.

O curso é promovido no Brasil pelo BCI e tem a parceria da SBCM e da Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM). Profissionais associados a SBCM e EPCM têm descontos e condições especiais.

Acesse o site e conheça a programação em: www.bostoncambridge.com.br/hms2019 . Ou entre em contato por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: BCI

 

Informar os brasileiros sobre as doenças cardiovasculares, entre elas o AVC, com destaque ao fato de serem atualmente primeira causa de mortes no mundo. Esse é o objetivo da campanha Mulher Coração, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), que acaba de ganhar um reforço da estrela do primeiro time da dramaturgia brasileira: a atriz global Maitê Proença, protagonista de sucessos como O Salvador da Pátria, Vila Madalena e Felicidade.

“É uma importante iniciativa para mostrar a importância de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e lazer, para a prevenção dos males cardiovasculares” pontua Maitê.

Também conhecido por “derrame cerebral”, o AVC acontece quando há obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro, o que faz com que partes dele deixem de funcionar adequadamente. Segundo o dr. Antônio Carlos Lopes, presidente da SBCM, má formação vascular cerebral, processo inflamatório das artérias do cérebro, vasculite, embolia cerebral, aterosclerose cerebral e vasos cerebrais, hipertensão arterial e diabetes maltratadas são alguns dos motivos que levam precocemente a problemas nas artérias cerebrais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil apresenta a quarta taxa de mortalidade por AVC entre os países da América Latina e Caribe e que a cada 6 segundos uma pessoa morre por conta da doença que atinge um sexto da população global. Trata-se da terceira maior causa de óbito entre a população feminina.

A Associação Norte-Americana do Coração aponta que as mulheres, de todas as idades, correm mais riscos de sofrer um acidente vascular cerebral do que os homens porque são acometidas mais frequentemente por fatores de risco como enxaquecas, depressão, diabetes e arritmia cardíaca.

Visando à conscientização sobre esse problema global e outros eventos cardiovasculares, a SBCM promove, desde 2016, a campanha permanente Mulher Coração, com a meta de mantê-la em circulação até que os indicadores, cada vez mais negativos, regridam.

Antônio Carlos Lopes faz um alerta para os cuidados preventivos para as doenças cardiovasculares, destacando que a visita ao médico deve ser regular para prevenir, e também para saber se há fatores de risco familiares:

“Após os 40 anos, as consultas devem ser periódicas. Além disso, o bom funcionamento do coração e do sistema vascular depende de hábitos saudáveis desde sempre, o que inclui alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e lazer. Esses hábitos auxiliam na saúde física e mental e na redução do risco de doenças cardíacas. Também melhoram a autoestima, amenizam os sintomas da depressão e da ansiedade, e fortalecem o organismo, ocasionando aumento da qualidade de vida”, pontua o o Dr. Antônio Carlos Lopes.

A campanha Mulher Coração tem como embaixadora a empresária Viviane Senna, diretoria do Instituto Ayrton Senna. Com patrocínio institucional da Marjan Farma, já soma madrinhas/padrinhos como Ana Maria Braga, Aulus Selmer, Paula Lima, Neka Menna Barreto, Malu Mader, Betty Faria, e agora Maitê Proença, só para citar alguns.

Junte-se a nós. Mantenha seu coração saudável e cada vez mais feliz. Para saber mais acesse www.mulhercoracao.com.br.

 

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

 

 

A SBCM realizou na noite de ontem, 23, no Salão Nobre da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, a cerimônia de entrega da medalha “Mérito Educação em Clínica Médica”.  A entidade entregou medalhas a mais de 50 personalidades que se destacaram em suas trajetórias por relevantes serviços prestados na área de clínica médica. A entrega da medalha nessa área é uma premiação inédita, e integra as comemorações de 30 anos de fundação da entidade.  

Entre os agraciados com a medalha estão representantes de entidades médicas como  o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB),  Lincoln Lopes Ferreira,  e o diretor Administrativo da Associação Paulista de Medicina (APM), Akira Ishida. Foram agraciadas também  autoridades do exército Brasileiro, entre eles o comandante do Exército, o General Edson Leal Pujol, e o diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), o General de Brigada, Sergio dos Santos Szelbracikowski, além de personalidades médicas como o médico cardiologista Dario Birolini e a pesquisadora, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  Helena Bonciani Nader. Outras personalidades condecoradas com a medalha foram os juristas José Manoel de Arruda Alvim Netto e Thereza  Arruda Alvim, entre outros

“É emocionante ver o grande número de pessoas ligadas à Clínica Médica, uma especialidade que não existia há 30 anos, quando fundamos a entidade,  mas que cada vez mais está sendo valorizada ”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), Prof. Dr. Antônio Carlos Lopes. Ele enfatizou também a importância do trabalho da entidade no cenário nacional, que atua com foco na valorização do médico clínico, um profissional capacitado no atendimento global dos pacientes,  e fundamental para o sistema de saúde no Brasil.  “Era necessário criar uma sociedade que contemplasse essa especialidade, o Brasil precisava de uma iniciativa como essa”, completou.

O conceito da medalha foi desenvolvido nesse ano pela SBCM especialmente para a ocasião.  A medalha, forjada em material metálico dourado, traz em sua face frontal o novo logotipo da SBCM e de seus 30 anos de fundação coroado com três estrelas.  Cada estrela representa uma década de atividades associativas e também a missão, a visão e os valores da SBCM.

Esse é o segundo ano em que a SBCM realiza um evento como esse. Em 2018, a entidade realizou a entrega das medalhas de “Mérito em Clínica Médica” às autoridades que contribuíram significativamente para a construção e fortalecimento desta especialidade no Brasil.    

 

 

Fonte: Portal AMB

Um encontro reuniu no dia 28 de junho o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Ferreira, o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), Antonio Carlos Lopes, e o general Sergio dos Santos Szelbracikowski, diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), para debater projetos conjuntos.

O presidente da AMB foi recebido no hospital, que presta assistência de excelência a militares, familiares e servidores civis da 2ª Região Militar, e conheceu as instalações médicas do local.

“O hospital é uma referência regional e nacional no atendimento militar, especialmente em Clínica Médica, Neurocirurgia, Anestesia e Urologia. É notável o comprometimento com o bem-estar de todos os envolvidos, sejam pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde e colaboradores”, destaca Lincoln Ferreira.

O encontro também abriu espaço para a discussão de iniciativas que podem ser desenvolvidas em conjunto entre a AMB, a Clínica Médica e o hospital. O presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, ressalta que a entidade e a AMB possuem ideias congruentes e objetivos comuns na valorização dos médicos e na melhora da qualidade do atendimento aos pacientes.

“A ideia é colocar o exército em contato com a comunidade e um canal muito importante para que isso se concretize é a AMB. Nosso relacionamento tende a se fortalecer e estamos desenvolvendo parcerias para que a entidade apoie os eventos científicos e militares realizados no Hospital Militar de Área de São Paulo”, detalha Antonio Carlos Lopes.

O projeto já está saindo do papel. No próximo dia 3, a AMB vai participar da solenidade de passagem do comando militar do Sudeste, do general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira para o general Marcos Antonio Amaro dos Santos.

 

Legenda da foto: 

Da esquerda para a direita, o presidente da AMB, Lincoln Ferreira, o general Sergio dos Santos Szelbracikowski, Diretor do HMASP, e o presidente da SBCM, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR