Notícias da SBCM

 

Informar os brasileiros sobre as doenças cardiovasculares, entre elas o AVC, com destaque ao fato de serem atualmente primeira causa de mortes no mundo. Esse é o objetivo da campanha Mulher Coração, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), que acaba de ganhar um reforço da estrela do primeiro time da dramaturgia brasileira: a atriz global Maitê Proença, protagonista de sucessos como O Salvador da Pátria, Vila Madalena e Felicidade.

“É uma importante iniciativa para mostrar a importância de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e lazer, para a prevenção dos males cardiovasculares” pontua Maitê.

Também conhecido por “derrame cerebral”, o AVC acontece quando há obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro, o que faz com que partes dele deixem de funcionar adequadamente. Segundo o dr. Antônio Carlos Lopes, presidente da SBCM, má formação vascular cerebral, processo inflamatório das artérias do cérebro, vasculite, embolia cerebral, aterosclerose cerebral e vasos cerebrais, hipertensão arterial e diabetes maltratadas são alguns dos motivos que levam precocemente a problemas nas artérias cerebrais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil apresenta a quarta taxa de mortalidade por AVC entre os países da América Latina e Caribe e que a cada 6 segundos uma pessoa morre por conta da doença que atinge um sexto da população global. Trata-se da terceira maior causa de óbito entre a população feminina.

A Associação Norte-Americana do Coração aponta que as mulheres, de todas as idades, correm mais riscos de sofrer um acidente vascular cerebral do que os homens porque são acometidas mais frequentemente por fatores de risco como enxaquecas, depressão, diabetes e arritmia cardíaca.

Visando à conscientização sobre esse problema global e outros eventos cardiovasculares, a SBCM promove, desde 2016, a campanha permanente Mulher Coração, com a meta de mantê-la em circulação até que os indicadores, cada vez mais negativos, regridam.

Antônio Carlos Lopes faz um alerta para os cuidados preventivos para as doenças cardiovasculares, destacando que a visita ao médico deve ser regular para prevenir, e também para saber se há fatores de risco familiares:

“Após os 40 anos, as consultas devem ser periódicas. Além disso, o bom funcionamento do coração e do sistema vascular depende de hábitos saudáveis desde sempre, o que inclui alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e lazer. Esses hábitos auxiliam na saúde física e mental e na redução do risco de doenças cardíacas. Também melhoram a autoestima, amenizam os sintomas da depressão e da ansiedade, e fortalecem o organismo, ocasionando aumento da qualidade de vida”, pontua o o Dr. Antônio Carlos Lopes.

A campanha Mulher Coração tem como embaixadora a empresária Viviane Senna, diretoria do Instituto Ayrton Senna. Com patrocínio institucional da Marjan Farma, já soma madrinhas/padrinhos como Ana Maria Braga, Aulus Selmer, Paula Lima, Neka Menna Barreto, Malu Mader, Betty Faria, e agora Maitê Proença, só para citar alguns.

Junte-se a nós. Mantenha seu coração saudável e cada vez mais feliz. Para saber mais acesse www.mulhercoracao.com.br.

 

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

 

 

 

 

O presidente da SBCM – Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), Prof. Dr. Antônio Carlos Lopes, participou ontem da reunião de definição da metodologia de avaliação dos projetos da Comissão Julgadora do Prêmio (CNMP) , do Ministério Público.


Ele é um dos integrantes da comissão do prêmio que estão segmentados em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de agosto, durante a solenidade de abertura do 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público. Cada categoria contará com projetos premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares.

 Para saber mais, acesse o site

 

 

Começou no dia 16 de março e vai até 22 de junho, o curso de Curso de Direito em Saúde realizado pela  Escola Paulista de Ciências Médicas.

Com carga horária de 38 horas, o curso de extensão é coordenado pelo presidente da SBCM, Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes e pelo diretor do Departamento de Direito em Saúde da EPCM, Prof. Dr. Oswaldo Henrique Duek Marques, com apoio do Grupo de Pesquisa Criminologia e Vitimologia da PUC-SP. 

Baseado em análise teórica e em casos práticos, o curso, voltado para estudantes e profissionais da área jurídica e da saúde, busca uma aproximação entre a Medicina e o Direito, com enfoque na Constituição Brasileira e nos fundamentos e princípios da Bioética. São estudadas, ainda, as espécies de responsabilidades médicas nas esferas civil e criminal.



Nas fotos: O presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes recebe a Medalha de Mérito em Clínica Médica das mãos do também agraciado, Carlos Roberto Seara Filho. Todos os médicos e amigos da Clínica Médica homenageados


Na noite do dia 23 de maio, a SBCM realizou cerimônia para a entrega das Medalhas de Mérito em Clínica Médica a autoridades que muito contribuíram para a construção e fortalecimento desta especialidade no Brasil. A solenidade aconteceu na sede da Associação Paulista de Medicina, mesmo local onde, há três décadas, foi oficialmente fundada a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. “Nós criamos a SBCM, e nessa mesma sala a inauguramos. E quando montamos a mesa, a plateia esvaziou, pois só estavam presentes aqueles que participariam da diretoria da entidade. Era um desafio imenso”, recordou Lopes.

Na abertura do evento, o diretor da SBCM e sócio fundador, Mario da Costa Cardoso Filho, proferiu caloroso discurso sobre a trajetória da SBCM e apresentou uma retrospectiva das principais ações realizadas pela entidade desde sua criação, em 16 de maio de 1989 (Veja retrospectiva completa aqui).

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR