APRESENTAÇÃO

É com satisfação que lhes apresentamos o Programa de Atualização em Medicina de Urgência e Emergência (PROURGEM), mais uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) em convênio com a Artmed/Panamericana Editora.

A Medicina de Urgência é uma Área de Atuação da Clínica Médica, reconhecida pela Comissão Mista de Especialidades (Comissão Nacional de Residência Médica, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina). É fruto do trabalho desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, uma vez que não possui características de uma especialidade médica. Porém, tem contribuído sobremaneira para o aprimoramento do atendimento médico de urgência. Evidentemente, que isso tem sido conseguido em função da formação clínica que é o embasamento para boa prática médica.

Assim, a SBCM mantém o compromisso com a democratização do conhecimento, um de seus paradigmas, o que tem merecido o reconhecimento por todos aqueles que exercem a medicina na beira do leito, assumindo a responsabilidade nas tomadas de decisão.

A SBCM, neste projeto, coordena a parte científica, sendo responsável por todo o conteúdo técnico, a avaliação final e a certificação, cabendo à empresa parceira o processo editorial, o tratamento pedagógico, a gestão administrativa e a responsabilidade comercial.

Por fim, convidamos você a conhecer mais detalhes do Programa e a entrar em contato para promover a sua adesão, lembrando que este é mais um projeto com a chancela científica da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes
Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

O QUE É

O PROURGEM é um programa de atualização continuada a distância com enfoque prático e baseado na resolução de casos clínicos. Faz parte do Sistema de Educação Médica continuada a Distância (SEMCAD®), da Artmed/Panamericana Editora, e é desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

OBJETIVO

O objetivo fundamental do PROURGEM é atender às necessidades de atualização permanente através de ferramentas de estudo flexíveis. É um instrumento essencial para aqueles que querem se manter atualizados em Medicina de Urgência, bem como para os especialistas que estão fora dos grandes centros ou não têm disponibilidade para participar frequentemente de eventos científicos.

ESTRUTURA E DURAÇÃO

O PROURGEM está estruturado por ciclos. Um ciclo corresponde a um ano e tem quatro volumes trimestrais. O volume é constituído de um livro e materiais de apoio, como cartelas, com informações simplificadas e/ ou CD. Os profissionais inscritos também têm à sua disposição um Centro de Informações para esclarecer dúvidas e acesso privilegiado ao Portal Virtual do programa.

CONTEÚDO

O conteúdo do material instrucional é submetido a processamento pedagógico e editorial especial, para facilitar o aprendizado e a atualização do conhecimento. Todo o conteúdo e os autores são definidos pela SBCM.

AVALIAÇÃO

O PROURGEM tem duas instâncias de avaliação:

- Avaliação parcial – esta autoavaliação é realizada a cada volume por meio de exercícios e de atividades.
- avaliação com retorno: ao final de cada ciclo, a prova e a folha óptica de respostas acompanham o volume 4, e, depois, é enviado o relatório de acertos e erros, comentários das questões e certificado aos aprovados.

CERTIFICAÇÃO

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica outorgará certificado, de 120 horas-aula, aos aprovados na avaliação, no final de cada ciclo, para contabilizar pontos para a carreira profissional e para a atualização do Título de Especialista.

PÚBLICO-ALVO

O programa é direcionado a clínicos, médicos generalistas, médicos de família, emergencistas, especialistas, médicos-residentes, mestrandos, doutorandos e profissionais da área.

CONTATO

Para mais informações, acesse o site www.secad.com.br.

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR