Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...
O 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica será em São Paulo, de 16 a 18 de outubro de 2009, no Palácio das Convenções Anhembi. O evento vai comemorar os 20 anos da SBCM, fundada em 1989... O 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica será em São Paulo, de 16 a 18 de outubro de 2009, no Palácio das Convenções Anhembi. O evento vai comemorar os 20 anos da SBCM, fundada em 1989. De acordo com o presidente da entidade, Antonio Carlos Lopes, o evento será em São Paulo porque esta é a cidade sede da SBCM desde sua fundação.

O tema central do evento é a Doença de Chagas. Em 2009 faz também cem anos que o médico brasileiro Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas descreveu o agente etiológico, o transmissor e o modo de propagação da doença.

O 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica terá a segunda edição do Curso de Simulação em Medicina de Urgênca (SimUrgen) e do Curso de Medicina Ambulatorial, além da reedição do Curso de Atualização, focado no concurso para obtenção de Título.

Filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e reconhecida pelo American College of Physicians, a SBCM tem uma história de reconhecimento, crescimento e expansão. Hoje ela é representada em 18 estados e conta com mais de 12 mil sócios em todo o país. A SBCM é a entidade credenciada pela AMB e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para realizar as provas para obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica e do Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência. Seus congressos reúnem uma média de público de cinco mil participantes.

Uma recente conquista da SBCM foi a criação de mais duas áreas de atuação ligadas à Clínica Médica: Medicina Aeroespacial e Perícia Médica. As novas áreas foram reconhecidas pelo CFM este ano, e se tornaram capítulos na SBCM. Outra grande conquista da SBCM é a alteração da Residência Médica. Atualmente são obrigatórios dois anos de residência em Clínica Médica para o médico poder ingressar em outra especialidade da área clínica, com exceção da infectologia. "Certamente, esta é uma das mais importantes contribuições da SBCM aos médicos brasileiros", avalia Lopes.