Destaques

22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
A quarta edição do Congresso Internacional de Clínica Médica, realizada pela SBCM, mostrou mais uma vez que a importância da especialidade vem sendo resgatada a cada ano. Entre os dias 5 e 7 de junho, em São Paulo, mais de 5 mil pessoas participaram de cerca de 150 atividades programadas pela Comissão Científica do evento. De acordo com o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, o congresso atingiu todas as expectativas, com conteúdo de alto nível.

Além dos tradicionais assuntos do dia-a dia do clínico, em diversas atividades foi abordada a “Saúde Integral da Mulher”, tema central do evento. No programa científico também foram inseridos temas do 4° Congresso Internacional de Medicina de Urgência, do 3° Simpósio Brasileiro de Medicina Paliativa e do 3° Congresso Nacional das Ligas Acadêmicas de Clínica Médica, que foram realizados simultaneamente.

Na cerimônia de abertura, que lotou o Grande Auditório do Palácio das Convenções Anhembi, em São Paulo, a relevância da Clínica Médica como especialidade foi ressaltada nos discursos das autoridades presentes na mesa. Ainda na abertura foram realizadas as homenagens da SBCM. A reitora da Unifenas, Maria do Rosário Araújo Velano recebeu a placa de homenagem póstuma ao seu marido, Edson Velano. Convidada internacional, a pesquisadora americana Karen Pieper, recebeu o Título de Sócia Benemérita da SBCM.

Dois cursos foram realizados na véspera do início do evento, abrindo as atividades do Congresso. Nos dias 3 e 4, cerca de 150 médicos participaram do Curso de Medicina Ambulatorial. Segundo o coordenador do curso e diretor do departamento de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Carlos Alberto da Conceição Lima, as aulas ressaltaram a importância da Clínica Médica na rotina dos consultórios e ambulatórios.

Nos dias 4 e 5, foi a vez da Medicina de Urgência ter seu curso específico, com a realização da primeira edição do Curso de Simulação em Medicina de Urgência (SimUrgen), formatado pela SBCM sob a coordenação dos médicos Hélio Penna Guimarães e Renato Delascio Lopes. Os cinqüenta participantes tiveram aulas teóricas e estações práticas de treinamento em atendimento de urgência.

Durante as atividades do congresso foram realizadas as provas para obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica e Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência. Além dos concursos tradicionais, foi realizada a prova de suficiência para obtenção do Título de Especialista em Clíncia Médica, para médicos com mais de 15 anos de formados. No total os três concursos tiveram 90 candidatos.

Com mais de 1.200 trabalhos de alta qualidade apresentados, o último dia do congresso foi marcado pela cerimônia de premiação. O prêmio de Melhor Tema Livre Oral foi para pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, que apresentaram o trabalho “A epidemiologia do suicídio em Juiz de Fora (MG), entre 1995 e 2004”. O Melhor Pôster exposto era sobre “Sintomas depressivos e mortalidade hospitalar: coorte prospectivo de pacientes idosos internados em serviços de Clínica Médica”, de autores do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB). Por fim, recebeu o prêmio Saúde Integral da Mulher o tema “Cerclagem: revisão dos procedimentos realizados entre 1999 e 2006 no Hospital Universitário de Brasília”, de pesquisadores da mesma instituição.