Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica tem acompanhado e considerado a crescente valorização e importância relativas à obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica, o que traduz a importância que se dá à qualificação do profissional médico que atua nessa área.

Recentemente, A Associação Médica Brasileira apresentou às Sociedades de Especialidades, incluindo-se a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, a proposta de realização de um Exame de Suficiência, denominado de “Categoria Especial”, exclusivo para os médicos formados há pelo menos 15 (quinze) anos e que comprovem o exercício da especialidade por pelo menos 04 (quatro) anos.

Essa consideração, imediatamente abraçada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, tem em vista os colegas que atuam nessa área e que por inúmeras razões não puderam obter o Título de Especialista até então. Para esses, já em uma etapa mais avançada de suas atividades profissionais, o processo de submeter-se a uma avaliação para obter esse título, nos moldes em que a mesma é oferecida, apresenta resistências de várias ordens.

Dessa forma, em 2008, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica irá oferecer um Exame de Suficiência que priorize o perfil profissional dos clínicos que se encontram em atividade há mais de uma década.

A data, o local e os pré-requisitos para inscrição nesse Exame serão divulgados oportunamente pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Desde já, desejo sucesso aos candidatos.

 

Dra Maria Elena Guariento
Coordenadora da Comissão de Título de Especialista da SBCM