Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...

A cerimônia de entrega do maior prêmio brasileiro de literatura ocorreu na noite do dia 31 de outubro, na Sala São Paulo, na capital paulista.

Sucesso de vendas e referência nas principais faculdades de medicina do país, o livro “Tratado de Clínica Médica”, editado pelo presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, e produzido pela Editora Roca recebeu o Prêmio Jabuti 2007 em primeiro lugar na categoria “Melhor livro de Ciências Naturais e Ciências da Saúde” no último dia 31. O Jabuti é o mais tradicional prêmio da literatura brasileira e está em sua 49ª edição. Lopes foi ao palco receber o prêmio em companhia do presidente da Editora Roca, Casimiro Payá.

O resultado da apuração que definiu os vencedores foi divulgado no dia 28 de agosto pela Câmara Brasileira do Livro, realizadora da premiação. Em segundo e terceiro lugares na mesma categoria foram premiados os livros “Ecossistemas do Brasil” (de autoria de Aziz Ab’Saber e Luiz Cláudio Marigo), e “Células-Tronco – A nova fronteira da Medicina” (de Marco Antonio Zago e Dimas Tadeu Covas), respectivamente.

Para o editor e organizador do livro, que foi escrito por mais de mil autores brasileiros, a obra cumpre o objetivo de democratizar o conhecimento. “O Tratado conta com a colaboração de colegas e várias instituições, de vários lugares do país, mostrando que o Brasil tem professores médicos altamente competentes para fazer um livro como este. Agora não precisamos mais consultar livros estrangeiros.”, afirma. Para Lopes, a obra traz ainda o diferencial de conter temas relacionados às doenças tropicais tipicamente brasileiras que não são encontrados em outras literaturas de Clínica Médica. “É um trabalho de equipe que eu tive o prazer de coordenar.”, comenta.

Pouco mais de um ano após seu lançamento (em 2006), mais de dez mil exemplares já tinham sido vendidos. A obra é dividida em três volumes, que somam 5.465 páginas. Sua produção levou cerca de dois anos e contou com a colaboração de importantes especialistas. Além dos textos de fácil leitura e conteúdo completo, a obra é recheada de referências gráficas, que facilitam ainda mais a consulta e o aprendizado. São no total 1.328 imagens, 698 quadros, 1.243 tabelas e 2.706 ilustrações, divididas em mais de 600 capítulos.