Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...
A CNA (Comissão Nacional de Acreditação) definiu em dezembro de 2006 um novo prazo para o cadastro de eventos médicos que darão pontos a seus participantes para o processo de acreditação do Título de Especialista e do Certificado de Área de Atuação. Com a decisão, cada evento pode ser cadastrado até 90 dias antes de seu início. Anteriormente, a CNA estipulava datas limites para as inscrições de eventos de cada semestre.

De acordo com o representante da AMB na CNA, Aldemir Humberto Soares, a Comissão pretende assim incentivar ainda mais as sociedade de especialidade a participarem do processo de acreditação.

Durante o ano de 2006 foram cadastrados cerca de 4 mil eventos, de acordo com a CNA. Destes, em mais de 400 foram solicitados pontos para a Clínica Médica. A próxima edição do Jornal do Clínico trará a consolidação das pontuações dadas durante 2006 pela SBCM.

Outra novidade da CNA é que até julho deste ano estarão disponíveis, no site da comissão (www.cna-cap.org.br), os pontos obtidos pelos médicos que se cadastraram e estão participando do processo de acreditação.

A participação no processo é obrigatória para os médicos que obtiveram Título de Especialista ou Certificado de Área de Atuação depois de 1º de janeiro de 2006, e opcional para quem já possuía o Título ou Certificado antes desta data. Os participantes do processo devem acumular um total de cem pontos durante cinco anos para manter seu Título ou Certificado. (com informações da AMB)