Boletim nº 157 (Dez/2018)



De 02 a 05 de outubro de 2019 serão realizados, na cidade de Florianópolis (SC), o 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e o 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. O mais importante evento da Clínica Médica no Brasil é promovido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e realizado pela sua Regional Catarinense, com apoio da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM). Em sua última edição, que aconteceu em Belo Horizonte (MG), o congresso contou com a participação de mais de 5 mil inscritos e um recorde de 1.338 trabalhos de tema livre selecionados para apresentação. 



A SBCM Regional-SC, em parceria com a Associação Catarinense de Medicina promovem, em 2019, o Programa Catarinense de Educação Médica Continuada - PEMC, com início no mês de março e turmas em Joinville (SC) e Florianópolis (SC). O programa tem como objetivo proporcionar atualização e reciclagem dos médicos e residentes, abordando temas relacionados às situações clínicas ambulatorial e hospitalar, visando proporcionar conhecimentos para um melhor atendimento à população. As aulas são presenciais e interativas, com duração de 50 minutos e agrupadas em cinco módulos com carga horária total de 60 horas, com término previsto para julho de 2019.

Acesse o site e inscreva-se http://www.sbcmsc.com.br/agenda/2019

 



Como parte das comemorações dos seus 30 anos, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica implantou, desde o começo de janeiro de 2019, seu novo sistema de submissão online dos trabalhos para publicação na Revista da SBCM. A novidade tem como objetivo permitir que autores, editores e revisores acompanhem no site o andamento de cada fase do processo, desde o cadastro e o envio dos trabalhos, até a publicação final. Através do sistema é possível também conferir todas as edições anteriores da publicação.

Para saber mais e enviar seu trabalho científico, acesse http://www.sbcm.org.br/ojs3/index.php/rsbcm.

 

 

   

*Com informações e fotos do CFM

No dia 19 de dezembro, representantes das entidades médicas nacionais participaram de uma reunião com o deputado federal e médico ortopedista Luiz Henrique Mandetta, que assumiu em 2019 o cargo de ministro da Saúde. A SBCM esteve presente representada pelo seu diretor, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho. O encontro aconteceu na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF).

Aspectos como o baixo financiamento da saúde, a fixação de médicos em áreas de difícil provimento, a abertura desenfreada de escolas médicas e as falhas em processos administrativos em nível federal foram abordados. Mandetta convidou todas as entidades representantes das mais de 50 especialidades médicas a apresentarem suas propostas com o objetivo de superar os problemas do Sistema Único de Saúde (SUS). “O desafio da Saúde brasileira é enorme. Não se faz saúde só com médicos, mas não se pode ter um Ministério da Saúde sem uma presença maciça destes profissionais. Simbolizo aqui o fim dessa ruptura política”, disse.

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR