Boletim nº 156 (Nov/2018)



De 02 a 05 de outubro de 2019 serão realizados, na cidade de Florianópolis (SC), o 15º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e o 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência. Promovidos pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, através da sua Regional Catarinense, os eventos têm expectativa de reunir mais de 5 mil participantes nas dependências do moderno Centro de Convenções CentroSul. 



Com a participação de mais de 150 estudantes de 18 faculdades de Medicina de São Paulo, aconteceu, dia 10 de novembro, o I Congresso Interligas Paulista de Clínica Médica (I ICLIM). O evento, sediado no Campus Pinheiros da Universidade Cidade de São Paulo, teve como temática central as “Emergências Clínicas”, abordando assuntos como tromboembolismo pulmonar, sepse, choque e ética médica. Também promoveu workshops de Acesso Venoso Central, Basic Life Service (BLS) e Avaliação Radiológica do Paciente na Emergência.

O congresso teve ainda exposição de trabalhos científicos. O mais bem avaliado pela comissão científica recebeu premiação em dinheiro no valor de mil reais. O prêmio, intitulado Prêmio Dr. Antonio Carlos Lopes, foi possível devido ao apoio e incentivo concedido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e pelo próprio Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, que ministrou a aula inaugural do evento.

 

   

No dia 13 de novembro o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, participou da cerimônia de posse do General de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que assume como novo comandante da 5ª Divisão do Exército, sediada em Curitiba (PR). Paiva já comandou a Força de Pacificação dos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e assumiu o comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ). Também participou de missões de paz no Haiti e em outras zonas de conflito. 

A 5ª Divisão do Exército engloba os estados do Paraná e Santa Catarina, e conta com um efetivo de cerca de 15 mil homens. A solenidade contou também com a presença da governadora do Estado do Paraná, Cida Borghetti, do Comandante do Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas e do Dr. Sérgio Moro, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança Pública. 

 

   

Na manhã do dia 14 de novembro, o ex-comandante do Exército, General Francisco Roberto de Albuquerque, presenteou o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, com o Espadim que ganhou quando entrou na Academia Militar das Agulhas Negras e devolveu no momento em que lhe foi dada a espada de oficial. Futuramente, na ocasião da sua transferência para a reserva, o General Albuquerque recebeu do comandante, como presente, o mesmo Espadim. Antonio Carlos Lopes tem a honra de aceitar a homenagem, nunca antes prestada a um civil, em nome dos muitos anos de amizade que marcaram a trajetória de ambos. “É uma emoção muito grande”, afirmou Lopes.

 

 



Até pouco tempo, havia o mito de que problemas do coração eram próprios dos homens. Uma realidade que se alterou bastante nas últimas gerações. Com a mudança no estilo de vida, as mulheres passaram a exercer um novo papel, que representou importante conquista histórica para o sexo feminino. Por outro lado, também atingiu diretamente a saúde do coração, com o consequente aumento do risco de problemas cardíacos.

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR