Foto 1: Antonio Carlos Lopes recebe comenda das mãos da reitora da Unifenas, Maria do Rosário Araújo Velano
Foto 2: Antonio Carlos Lopes autografa exemplar do "Tratado de Medicina de Urgência e Emergência - Da Graduação à Pós-Graduação"

O presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, esteve na Unifenas no dia 24 de outubro para o lançamento do “Tratado de Medicina de Urgência e Emergência – da Graduação à Pós-Graduação”, livro de sua autoria e do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), Fernando Sabia Tallo. Com dois volumes, a mais completa obra sobre o tema no Brasil possui 2,2 mil páginas e contou com a participação de 455 colaboradores. Na ocasião, Lopes também conversou com os alunos da universidade sobre a importância do humanismo na medicina e do investimento na educação médica de qualidade. “É preciso mostrar aos alunos os problemas que existem para que façam um raciocínio reflexivo e concluam se é isso mesmo que querem, porque essa é uma carreira árdua, de muita responsabilidade na qual qualquer displicência pode significar a morte de um paciente. Na medicina pode-se perdoar tudo, menos uma morte evitável”, afirmou. 



A reitora da Unifenas, Maria do Rosário Araújo Velano, aproveitou a ocasião para entregar ao Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes a Comenda Edson Antônio Velano criada em homenagem aos 25 anos do Hospital Universitário Alzira Velano e concedida àqueles que tiveram importante contribuição para o desenvolvimento social e do ensino, assistência e bem estar da comunidade. Lopes teve participação imprescindível na criação do curso de Medicina da Unifenas, que considera como um dos melhores entre as instituições particulares do país. 

 

 

 

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR