Aconteceu dias 26 e 27 de Outubro de 2018, em Joinville (SC), a 18a edição do tradicional Congresso Catarinense de Clínica Médica, que reuniu cerca de 620 congressistas e contou com a presença do vice-presidente da SBCM, Dr. César Alfredo Pusch Kubiak, e do presidente da Regional paranaense, Mário José Avais de Mello. 

O evento teve como proposta debater o que há de mais atual em relação a temas do dia a dia do clínico. Entre os assuntos principais destacamos: AVC, Diarreia, Cefaleia, Dor torácica, IAM, Insuficiência cardíaca, HAS, Sepse, Novos biomarcadores em oncologia, Terapia transfusional, Diabetes, Artrite reumatoide, Doenças broncorreativas, Câncer de pele, Dislipidemia, Hormônio da tireoide, Guia prático para uso racional de antibióticos e antibioticoterapia. Destaque para alguns assuntos atuais como Obesidade e dieta da moda, Síndrome miofascial e Disbiose, Intolerância a carboidratos, Reposição vitamínica e Consequências das fake news na vacinação. 



O congresso teve também recorde de submissão de trabalhos científicos. Dos 138 selecionados pela comissão, 129 fizeram apresentação por pôster e 9 foram escolhidos para apresentação oral.

 

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR