Boletim nº 152 (Jul/2018)



Nos dias 05 e 06 de outubro, a cidade de Maringá recebe a 14ª edição do Congresso Paranaense de Clínica Médica, que é promovido pela SBCM Regional-PR e pela regional paranaense da Abramurgem. O evento inclui mesas redondas e conferências sobre cardiopatia isquêmica, cuidados paliativos, Diabetes Mellitus 2, antibioticoterapia ambulatorial, choque, diagnósticos difíceis, dislipidemias, distúrbios de memória, febre de origem obscura, insuficiência cardíaca congestiva, parada cardiorrespiratória, síncopes, mal súbito, lipotimias, vasculites e hipertensão arterial, além de discutir temas das áreas de Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Nefrologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia. O evento conta também com uma mesa redonda sobre as Urgências e Emergências, abordando como temas: vias aéreas difíceis, reposição de volume e arritmias no PA.

Para saber mais e se inscrever, acesse: www.sbcmpr.com.br.

 



De 04 a 06 de outubro de 2018 a cidade de Belo Horizonte (MG), conhecida por ser referência em sustentabilidade, será palco do X Congresso Mineiro de Clínica Médica, que terá como tema central "O conhecimento e a colaboração para renovar práticas".

A programação científica prevê a realização de atividades em quatro salas simultâneas debatendo assuntos como arboviroses e vacinação, formas graves de dengue e febre amarela, infecções respiratórias, tuberculose, risco cardiovascular, estilo de vida e prevenção primária do câncer, tromboembolia venosa e prevenção e novos episódios, cuidado fragmentado e seus efeitos colaterais, urgências no paciente idoso, sepsis e dilemas e desafios na sala de emergência. 



O presidente da SBCM foi até hoje o único civil a receber, das mãos do Comandante do Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o Bastão de Comando do Exército, símbolo dos generais. O ato ocorreu dia 1º de agosto no gabinete do Comandante, em Brasília (DF). "Momento emocionante, pois o mérito e o valor foram colocados à prova", afirmou Lopes que tem sido incansável em  colaborar do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), contribuindo para a Clínica Médica, os programas de Residência, e também colaborando com os diversos setores do hospital.  Por este motivo recebeu, em 2016, o cargo de Coordenador da Residência de Clínica Médica e Professor Afiliado do Setor de Ensino e Pesquisa do referido hospital.

 



O evento acontece de 04 a 06 de outubro de 2018 no Centro de Convenções CBC-Amil, que fica na cidade do Rio de Janeiro (RJ). De acordo com o presidente da Regional-RJ, Dr. José Galvão-Alves, participar de eventos científicos como esse é de fundamental importância na atualização permanente do clínico. “Nós continuamos sendo um referencial que pode resolver em torno de 70% dos casos, sem a necessidade de encaminhar o paciente a um especialista. Além disso, o clínico também pode efetuar um pré-diagnóstico muito mais criterioso, possibilitando um melhor encaminhamento ao especialista”, afirma e complementa: “Engana-se quem entende a tecnologia como o único pilar da medicina contemporânea. A Clínica Médica é a mais antiga das especialidades, onde a arte e a ciência se unem em prol de um diagnóstico preciso alicerçado na história e no exame físico”. 

    

Entre os dias 23 e 27 de julho 2018 aconteceu, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, a 8ª edição do tradicional Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica. Durante uma semana de imersão, os mais de 400 participantes reciclaram seus conhecimentos nos principais temas relacionados à Clínica Médica, com ênfase em questões recorrentes no dia a dia da prática médica. Realizado em parceria com a Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM) e a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM), o curso reuniu quase 500 médicos, residentes e pós-graduandos de Clínica Médica, em busca de atualização dos seus conhecimentos a fim de qualificar a assistência prestada aos pacientes.

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR