Destaques

25 Março 2024
Com pesar, informamos o falecimento de Dr. Roberto Abrao Raduan. A SBCM presta condolências aos amigos e familiares e agradecemos imensamente pelo legado que deixou para a Clínica Médica. Dr. Raduan...
22 Março 2024
A regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica estreia no dia 6 de abril, às 08h30, o Café com Clínica, um encontro educacional e informativo no Best Western Premier. O palestrante...
15 Março 2024
Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Pela 9ª vez, celebraremos o Dia do Clínico no próximo dia 16 de março. A data é uma das muitas conquistas da Sociedade...

 

Com o objetivo de fortalecer a atuação do clínico e valorizar seu importante papel no sistema de saúde no Brasil, a SBCM cria a campanha permanente “Especialista em Clínica Médica – eu Valorizo”, buscando engajar todas as fatias da sociedade no reconhecimento do Clínico, que atua na linha de frente pela saúde e qualidade de vida da nossa população. A campanha terá como slogan “Consulte seu Clínico, o especialista na saúde do adulto”. 

“É importante diferenciar o médico recém-formado do clínico. Clínica Médica é uma especialidade e para se tornar clínico, é necessário cumprir certos pré-requisitos além de ser aprovado em concurso realizado pela entidade”, completa o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes. Os pré-requisitos para inscrição no concurso para Título de Especialista em Clínica Médica são: ter no mínimo dois anos de formado, ter completado residência médica reconhecida pela CNRM / MEC em Clínica Médica com acesso direto (dois anos), ou ter completado estágio/treinamento em Clínica Médica com duração semelhante à residência médica em Clínica Médica, ou comprovar atuação profissional em Clínica Médica por no mínimo 5 (quatro) anos, ter diploma oficial ou certificado do Residência Médica realizada no exterior.



Primeira edição da campanha aconteceu em 1999

 



A campanha é inspirada em uma outra iniciativa proposta pela SBCM em 1999, quando lançou, de forma pioneira, a Campanha Nacional de Valorização do Clínico marcada pelos seguintes dizeres: “O clínico que não faz parte de sua sociedade científica está sempre só”. A primeira etapa da campanha incluía visita a 22 mil médicos do país com vias de aumentar o número de sócios e a participação deles nos projetos da entidade.