Boletim nº 146 (Dez/2017)

 

De 23 a 27 de julho 2018 acontece no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), mais uma edição do tradicional Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica. Assim como nas edições anteriores, ao longo de uma semana o participante estará imerso em discussões de temas das mais variadas áreas, tendo a chance de reciclar sua formação com o que há de mais atual, incluindo novos tratamentos e ferramentas diagnósticas desenvolvidos no Brasil e no exterior. 

"Será certamente uma importante oportunidade de confraternização entre os clínicos de todo o país”, afirmou o coordenador do curso e presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes. 

No dia 15 de dezembro, membros da diretoria da SBCM e da comissão organizadora do 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica estiveram reunidos para prestação de contas e fechamento do evento que este ano reuniu mais de 5 mil participantes em Belo Horizonte (MG). Durante o encontro ficou definido que o 15º Congresso Brasileiro acontecerá na cidade de Balneário Camboriú (SC) em 2019. 

 

 

A Escola Paulista de Ciências Médicas inicia o ano de 2018 com uma nova turma do Curso de Fisiopatologia Aplicada na Clínica Médica. Coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, esta edição tem 80 horas de duração e traz como novidade os módulos de Ciências do Esporte e Nutrologia. “O curso tem como objetivo proporcionar formação de qualidade aos alunos a partir do 3º ano de Medicina, permitindo que desenvolvam habilidades para o diagnóstico clínico adequado baseado na fisiopatologia e não apenas na semelhança”, afirma Lopes. 

As aulas teóricas terão encontros mensais aos sábados, das 9h às 17h e serão divididas nos seguintes módulos: Cardiologia, Reumatologia, Nefrologia, Infectologia, Doenças Tropicais, Geriatria, Pneumologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Neurologia, Ciência do Esporte, Nutrologia, Medicina Nuclear, Hematologia e Medicina de Urgência e Emergência.

 

Com o objetivo de fortalecer a atuação do clínico e valorizar seu importante papel no sistema de saúde no Brasil, a SBCM cria a campanha permanente “Valorize o Clínico”, buscando engajar todas as fatias da sociedade no reconhecimento deste especialista que atua na linha de frente pela saúde e qualidade de vida da nossa população. 

“É importante diferenciar o médico recém-formado do clínico. Clínica Médica é uma especialidade e para se tornar clínico, é necessário cumprir certos pré-requisitos além de ser aprovado em rigorosa avaliação”, afirma o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes. Ele lembra que, desde quando foi fundada, em 1989, a entidade vem lutando para que o especialista em Clínica Médica ocupe seu lugar de direito no âmbito da Medicina. “Se bem preparado, o clínico é um especialista capacitado para solucionar 70% dos casos atendidos. Devido a sua importância e relevância no sistema de saúde brasileiro, orientamos o trabalho da SBCM desde o início na luta pela dignidade e prestígio do clínico, fortalecendo o ensino da Clínica Médica a todo o país”, completa.

 

No dia 21 de dezembro foram lançados, em São Paulo, quatro livros de autoria do presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes: “Psiquiatria na Clínica Médica”; “Simulação em Emergências Clínicas”; “Semiologia Cardiovascular Baseada em Evidências” e a nova edição de “Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia – Aspectos médicos e jurídicos”. São livros de relevante contribuição ao clínico por abordar temas muito utilizados no seu dia-a-dia.

O lançamento foi prestigiado por autoridades do Exército e também do Judiciário. Ao todo Lopes tem mais de 50 livros publicados, entre eles o “Tratado de Clínica Médica”, ganhador do Prêmio Jabuti. A obra já vendeu 20 mil exemplares no Brasil, passando a ser adotado em todas as escolas médicas.

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR