De 02 a 06 de outubro aconteceu, na cidade de Belo Horizonte (MG), a 14ª edição do Congresso Brasileiro de Clínica Médica, o maior e mais importante evento da especialidade na América Latina. Mais de 5 mil congressistas se reuniram nas modernas instalações do MINASCENTRO, juntamente com 206 palestrantes, para debater em 8 salas consecutivas os principais temas da esfera da Clínica Médica. Além do recorde de público, o congresso também superou a impressionante marca de 1.338 trabalhos de tema livre selecionados para apresentação em formato de pôster, aula e e-pôster. 

“A SBCM é uma entidade de tradição, reconhecida pelas entidades médicas e sociedades de especialidade coirmãs. E o sucesso do nosso congresso demonstrou a nossa qualidade, competência e idoneidade”, afirmou o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, cuja presença foi um dos destaques do evento.

Além dele, o congresso teve participação de diversas autoridades, como o Vice-Presidente da Associação Latino Americana de Endocrinologia, Saulo Cavalcanti. Também marcaram presença o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcus Vinícius Bolívar Malachias, o presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, César Eduardo Fernandes, a ex-presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Maria do Carmo Friche Passos e o chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército, General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache. 

Convidados Internacionais

 v   

O 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica também teve participação de três convidados internacionais: diretamente de Detroit (EUA), Scott Kaatz, professor da Wayne State University e diretor médico do Hospital Henry Ford. O ilustre conferencista foi convidado especial do Capítulo Brasileiro do AC Forum, presidido pelo Dr. Renato D. Lopes que é professor da Divisão de Cardiologia da Duke University (EUA) e presidente do Capítulo de Investigação Clínica da SBCM. 

Também esteve presente o argentino Rodolfo Bado, professor da escola de pós-graduação da Associação Médica Argentina e membro do comitê de ensino da Sociedade de Medicina Interna de Buenos Aires (SMIBA). Além deles, os congressistas também puderam assistir videoconferência do professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile, professor Gabriel Rada.

Cerimônia de Abertura

    

A solenidade de abertura do 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica teve presença de quase 1.700 pessoas e contou com a participação do grupo “Sarau Arte Miúda”, de Diamantina (MG), um projeto que visa despertar o interesse de crianças e adolescentes pelas artes. Algumas importantes autoridades participaram da cerimônia, entre elas, Jackson Machado Pinto, Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Lincoln Ferreira, vice-presidente da AMB, Lúcio Flavio Gonzaga Silva, representando Carlos Vital, presidente do CFM e o General de Exército, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, além do presidente do congresso, Oswaldo Fortini Levindo Coelho, do presidente da Abramurgem, Fernando Sabia Tallo e do Presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes. Em discurso, o presidente da SBCM destacou a trajetória de sucesso da SBCM desde sua fundação, em 1989, e sua importante atuação em prol dos clínicos brasileiros. “A SBCM foi fundada sobre os pilares da valorização do clínico, do humanismo, da relação médico-paciente e da democratização do conhecimento. Hoje somos uma entidade forte e reconhecida no âmbito nacional e internacional, com mais de 13 mil sócios e 15 regionais em todas as regiões do país”, afirmou. Lopes também fez relevantes considerações sobre o desenvolvimento da tecnologia aplicada à Medicina. “É preciso tomar cuidado porque a tecnologia também esfria relação médico-paciente e se torna um perigo nas mãos do médico que não tem competência. O resultado disso é que esse profissional despreparado trata apenas a doença, ao invés de cuidar do doente”, disse. 

Após os discursos, a comissão organizadora prestou homenagens e a cerimônia de abertura foi encerrada com aula magna ministrada pelo General de Exército, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, que falou sobre “O Sistema de Saúde do Exército Brasileiro e seus desafios”.  


Aulas de simulação e Cursos

Esta edição do evento, que aconteceu paralelamente ao 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, foi marcada por uma série de atividades práticas e aulas de simulação realística que puderam contar com a participação do público. Além disso, os congressistas também puderam participar dos cursos pré e pós-congresso: BLS, ACLS, PALS, Cardigem, Seclin, TMURGEM, VMURGEM, ECOMURGEM, VIAMURGEM, Gestão Financeira para Médicos, Medicina Baseada em Evidências e Manejo do Paciente no Período Perioperatório. 

Título de Especialista


     

 

O congresso também foi marcado pela realização do concurso para Título de Especialista em Clínica Médica. Neste ano, 203 candidatos participaram da primeira fase do concurso, composta por uma prova teórica, e 116 deles passaram para a segunda fase, composta de uma avaliação prática. Houve ainda o concurso para certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência, com 22 inscritos.

A lista dos aprovados será divulgada no site da SBCM (www.sbcm.org.br) dia 20 de novembro de 2017.

Mais informações na edição especial do Jornal do Clínico.

 

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR