Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...

 

A Comissão Científica anunciou as primeiras novidades da programação do 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que propõe novos formatos de aulas e palestras. Farão parte da grade, por exemplo, as sessões interativas, onde a plateia poderá participar das discussões utilizando equipamentos de votação. Também serão incluídas sessões anátomo-clínicas e sessões de simulação, que contarão com auxílio de atores. Alguns dos temas terão abordagem diferencial no que se chamou de 4 Estações, ou seja, mesmo diagnóstico visto nos cenários do pronto-socorro, consultório, enfermaria e CTI. 

Outra inovação será a sessão–julgamento, onde um assunto controverso poderá ser avaliado como em um tribunal, considerando riscos e benefícios da abordagem proposta. ”A nossa intenção foi tornar mais atraente a exposição dos assuntos, permitindo que os congressistas participem intensamente dos debates”, afirmou o presidente do congresso, Oswaldo Fortini Levindo Coelho.



O mais esperado evento da especialidade será realizado de 02 a 08 de outubro de 2017, na cidade de Belo Horizonte, e pretende reunir mais de 5 mil participantes no principal espaço de eventos do Estado, o MINASCENTRO. 

Confira abaixo alguns destaques da programação:

Urgência e Emergência

Sepse
Crise Tireotóxica
Mixedema
Arritmias Cardíacas - Supra Ventriculares 
Coma
AVE
Pancreatite Aguda
Pancreatite Crônica
Insuficiência Respiratória
TEP
Síndrome Coronariana Aguda
IAM
Tipos de Choque
Tratamento de Choques
HDA

4 Estações

Dor Torácica
Dor Abdominal
Dispneia
Febre
Diarreia
Cefaleia
Hipertensão Arterial
Asma 
DPOC
Insuficiência Renal
Diabetes
Insuficiência Cardíaca
Hepatites

Abordagem de Situações Complexas

Saúde do Médico
Dinheiro do Médico
Segurança do Paciente na Prática
Ortotanásia e Distanásia
Medicina Baseada em Evidências
Obesidade

 

Inscreva seu trabalho científico

O regulamento para inscrição e apresentação dos Temas Livres já está disponível no site do Congresso. Acompanhe mais notícias e garanta sua vaga com descontos e condições especiais de pagamento: www.clinicamedica2017.com.br.

Concurso para Título de Especialista e Certificado de Área de Atuação

Em breve também estarão abertas as inscrições para os concursos de Título de Especialista em Clínica Médica e Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência, que acontecerão em Belo Horizonte (MG) durante o 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. 

Inscreva-se no site www.sbcm.org.br.