Presidida pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes, a cerimônia de abertura reuniu no palco o professor Dario Birolini,
a Sra. Liliana Clemente, o Dr. Mario da Costa Cardoso Filho e o General de Exército, Antonino de Santos Guerra

 


Antonio Carlos Lopes em discurso: “A programação deste curso, que já se tornou uma tradição,foi cuidadosamente elaborada
a fim de trazer os temas mais importantes para o dia a dia do clínico discutidos por especialistas de renome e reconhecimento”

 

Teve início na manhã do dia 08 de agosto o aguardado Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica que está em sua 7ª edição. O evento foi realizado no Centro de Convenções Millenium, em São Paulo (SP), e contou com a participação de renomados especialistas que debateram com os participantes diversos temas de interesse do clínico.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, prestou homenagens ao Dr. Dário Birolini, professor emérito da Cadeira de Cirurgia da USP, à Sra. Jô Clemente, fundadora a APAE de São Paulo (que esteve representada por sua filha, Liliana Clemente), ao Dr. César Alfredo Pusch Kubiak, vice-presidente da SBCM (representado pelo diretor da SBCM, Mario da Costa Cardoso Filho) e ao General de Exército, Antonino de Santos Guerra, responsável pelo Comando Militar do Sudeste que firmou recente parceria com a Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM) para implantação do inovador projeto Saúde Sem Fronteiras. “A ideia é que estudantes e residentes das diversas escolas médicas brasileiras, tanto públicas quanto particulares, possam participar do atendimento às comunidades rurais e fronteiriças carentes de atenção à saúde”, afirmou Lopes em discurso.

 

Renato Delascio Lopes: ““O ACForum é uma organização multidisciplinar sem fins lucrativos cujo trabalho tem enorme relevância nos Estados Unidos.
Ela envolve, não apenas médicos, mas também enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde que lidam com o tema da anticoagulação e dos antitrombóticos”

Convidado Internacional

Um dos destaques da programação científica do curso foi a presença do médico, pesquisador e full professor da Divisão de Cardiologia da Duke University (EUA), Renato Delascio Lopes. Ele que se tornou, nos últimos anos, referência nacional e internacional em pesquisas relacionadas ao tema da trombose e anticoagulação, dividiu com a plateia as últimas novidades a respeito da prevenção do Acidente Vascular Cerebral em pacientes com Fibrilação Atrial. 

Além disso, houve o lançamento oficial do Capítulo Brasileiro do Anticoagulation Forum (ACForum), em parceria com a SBCM. Trata-se da maior organização do gênero na América do Norte que contabiliza mais de 8 mil membros. “Para nós é motivo de muita satisfação, uma vez que a SBCM é reconhecida internacionalmente pela sua seriedade e competência. A trombose e anticoagulação ocupam lugar de destaque na medicina e seguramente todos os clínicos se deparam com essa conduta na sua prática profissional diária”, reiterou Antonio Carlos Lopes. O Capítulo será presidido pelo Dr. Renato Delascio Lopes. “O ACForum é uma organização multidisciplinar sem fins lucrativos cujo trabalho tem enorme relevância nos Estados Unidos. Ela envolve, não apenas médicos, mas também enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde que lidam com o tema da anticoagulação e dos antitrombóticos”, completou. 

Para o presidente da organização, Mark Crowther, apesar de ter sede nos Estados Unidos, o AC Forum está constantemente buscando expandir sua atuação no âmbito internacional. “Ao estabelecer um relacionamento com os clínicos brasileiros, damos um novo e importante passo histórico. A utilização de terapias de anticoagulação perpassa todas as especialidades médicas e nós podemos oferecer orientação prática e atual a respeito desse tema”, disse. 

Para saber mais e se associar, acesse: www.acforum.org.

Sorteio

No último dia de atividades, a organização sorteou exemplares autografados do livro sobre os 25 anos da SBCM, além de três livros da coleção Urgências e Emergências Clínicas e um Tratado de Clínica Médica - 3a edição.

Saiba mais detalhes sobre o VII Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica na próxima edição do Jornal do Clínico.

RUA BOTUCATU, 572 - CJ. 112 - SĂO PAULO - SP - CEP 04023-061
TEL (11) 5908-8385 / E-MAIL: SBCM@SBCM.ORG.BR