Destaques

25 Março 2024
Com pesar, informamos o falecimento de Dr. Roberto Abrao Raduan. A SBCM presta condolências aos amigos e familiares e agradecemos imensamente pelo legado que deixou para a Clínica Médica. Dr. Raduan...
22 Março 2024
A regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica estreia no dia 6 de abril, às 08h30, o Café com Clínica, um encontro educacional e informativo no Best Western Premier. O palestrante...
15 Março 2024
Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Pela 9ª vez, celebraremos o Dia do Clínico no próximo dia 16 de março. A data é uma das muitas conquistas da Sociedade...

Defensor contumaz da qualificação permanente do exercício da medicina e do resgate da humanização na relação médico-paciente, o professor Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), é o novo Superintendente do Conselho Científico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE). 

Empossado recentemente, uma de suas metas é fortalecer ainda mais na instituição o ensino e pesquisa. A partir destes pontos, Antonio Carlos Lopes conduzirá toda sua atuação, tendo como norte a contínua melhoria da assistência às pessoas com deficiência intelectual. 



Confira, a seguir, os planos para a APAE de Antonio Carlos Lopes, que em sua trajetória profissional já respondeu por cargos importantíssimos nos campos da medicina e da saúde, como o de diretor da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, de secretário geral da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, e hoje também é diretor da Escola Paulista de Clínica Médica.

Que foco pretende dar à área médica da APAE?

Lopes -
Um dos objetivos primordiais é aproximarmo-nos das escolas médicas de todo o Brasil, a fim de trazer seus alunos para dentro da APAE – queremos incluir um breve estágio no currículo de diversas áreas da saúde para que seus egressos colaborem e conheçam os princípios e a relevância de nossa instituição para a sociedade. 

Essa ideia se estenderá a âmbito nacional? Qual a importância para a APAE?

Lopes -
Esperamos agregar as 2.100 APAEs do País, por meio de teleconferências e de eventos, como congressos e simpósios. Alinharemos nossas ações, fortalecendo o ensino médico, trocando experiências com as instituições de ensino, conscientizando a todos sobre o trabalho da nossa Associação. Além da realização do Congresso Nacional das APAEs, também investiremos no ensino à distância, promovendo intenso networking entre as unidades de todo o Brasil. Uma das propostas é realizar conferências mensais, para disseminar contínua e periodicamente o conhecimento. Aliás, buscaremos nivelar o conhecimento bem como nossos trabalhos e descobertas em pesquisas. Desta forma, fortalecemos a assistência, a troca de informações e seremos ainda mais coesos para a ruptura com a discriminação. 

*Confira a entrevista completa na próxima edição do Jornal do Clínico.