Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...

A 13ª edição do Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que acontece de 8 a 11 de outubro em Florianópolis (SC), divulga mais uma iniciativa cultural: trata-se do Espaço Cultural SBCM, que tem por finalidade estimular, integrar e difundir as diversas manifestações artísticas dos profissionais e acadêmicos da Clínica Médica, dando a eles oportunidade de mostrar seus trabalhos aos demais participantes do evento. Serão aceitas produções em duas categorias: contos e causos, e versos e prosa. Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever até dia 30 de setembro no site aqui.

Outra novidade é que o congressista inscrito também terá acesso ao VIP Card Floripa, um cartão que dá descontos especiais em bares, restaurantes e casas noturnas da cidade durante o período do evento. Confira os estabelecimentos parceiros no link (aqui) e aproveite!

Congresso traz especialistas internacionais da área da Toxicologia
No dia 09 de outubro, um dos destaques do 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica será a discussão de temas na área da Toxicologia. Renomados especialistas brasileiros e internacionais estarão reunidos para debater, entre outros assuntos, a intoxicação por inibidores de colinesterases, suicídio em mulheres, intoxicação por medicamentos cardiovasculares, intoxicação por herbicidas, correção dos distúrbios ácido-base e metabólicos, intoxicação por cocaína e crack e intoxicação por medicamentos antidepressivos. Coordenadas pelo Prof. Sérgio Graff, mestre em Toxicologia e especialista em Clínica Médica, Pediatria e Medicina de Urgência, as conferências contarão com a presença do Dr. Alberto Nicolella, diretor do Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul, e dos médicos colombianos, Ubier Gomes e Adalbeis Medina, entre outros.

Últimos dias para inscrever trabalhos científicos 

Encerram-se no próximo dia 14 de setembro as inscrições de trabalhos científicos de tema livre para o 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, o maior e mais importante evento da especialidade no Brasil. Este ano, os dois melhores pôsteres impressos serão premiados com 1,5 mil e 1 mil reais respectivamente. Já as duas melhores apresentações orais terão prêmio de 2 mil e 1,5 mil reais para 1º e 2º lugar. Confira as normas através do site e não deixe de participar.

Programação



O 13º CBCM e o 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência acontecem de 8 e 11 de outubro na cidade de Florianópolis, uma das mais bonitas do Brasil. Promovido pela SBCM, espera receber cerca de 4 mil congressistas de todo o país e irá oferecer 51 conferências, 15 colóquios, 45 mesas redondas, somando 296 aulas e 20 discussões de casos clínicos.

A programação do evento contará com a presença de renomados palestrantes brasileiros e estrangeiros. “Temos a perspectiva de que seja o congresso mais frequentado de toda área da saúde. Somos uma entidade séria e apartidária. Enquanto as escolas desqualificadas se proliferam, os estudantes de medicina ficam carentes de modelos e de conhecimento. Nós podemos proporcionar essa experiência a eles”, considerou Antonio Carlos Lopes. Visite o site do 13º CBCM e confira a programação preliminar, assim como a agenda do “Encontro com o Professor”.

“Encontro com o Professor”

Além da programação científica regular, o 13º CBCM oferece outras atividades complementares para o congressista. Entre elas, o “Encontro com o Professor”, que irá possibilitar um diálogo informal com renomados palestrantes do Brasil e do exterior a fim de trocar conhecimentos sobre temas diversos. Esses encontros serão realizados durante o café da manhã, almoço ou happy hour. Entre os especialistas confirmados estão: Antonio Carlos Lopes (SP), Antonio Silveira Sbissa (SC), Luiz Henrique Melo (SC), Celmo Celeno Porto (GO), Fernando Sabia Tallo (SP), César Alfredo Pusch Kubiak (PR) e Helena Elisa Piazza (SC).

Cursos Pré-Congresso 

Entre os cursos previstos estão ACLS, Vmurgem, Cardigem, Medicina Ambulatorial: Diagnostico e Boa Conduta, Geriatria e a Clinica Médica, Emergências Médicas Baseadas em Casos Clínicos, Grandes Síndromes: Dúvidas e Condutas e Antibióticos: O que Devemos Saber.

Para saber mais informações sobre o 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência acesse: www.clinicamedica2015.com.br.

Concurso para Título de Especialista
Para fechar o congresso, a SBCM promoverá também os concursos de obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica e Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência que serão realizados dia 11 de outubro de 2015 (domingo). Acesse o site www.sbcm.org.br. A data limite para inscrições é 11 de setembro de 2015.