Destaques

22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...

 

No Dia Mundial da Saúde de 2014, diversas entidades divulgaram um relatório sobre a Medicina de Urgência e Emergência no Brasil, após visitas a uma série de hospitais públicos, realizadas por uma comissão. O documento relata a constatação de uma crise em urgência e emergência no país, com problemas estruturais, desde a falta de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até pacientes internados em macas nos corredores da emergência.

A partir dos resultados do relatório, a comissão recomendou que, entre outras providências, seja efetivamente adotada a Política Nacional de Atenção às Urgências, ampliando a participação no financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a abrangência do programa “SOS Emergência”, para incluir todos os serviços públicos do país; a redução da carência de leitos hospitalares e criação de mais leitos de apoio e de retaguarda; revisão dos valores da Tabela SUS para remunerar a prestação de serviços com dignidade.



Neste sentido, as consequências da ausência de serviços estruturados em diversos setores do país, como trânsito, saneamento básico, meio ambiente e saúde pública, se refletem na urgência e emergência. Desde acidentes de trânsito, passando por aumento de casos de dengue, leishmaniose e febre amarela, até problemas cardiovasculares, entre tantas outras ocorrências, desembocam nos setores de pronto-atendimento dos hospitais, sejam públicos ou privados.

Diante desse cenário, apesar de a Medicina de Urgência e Emergência não ser uma especialidade médica no Brasil, a realidade do país exige profissionais qualificados para esse trabalho complexo, que deve ser realizado com precisão durante a fase aguda. Porém, a qualificação do emergencista vai além do título de especialista. É necessária atenção à formação do médico, atualização profissional permanente e investimento na melhoria da estrutura física dos hospitais.

Com o objetivo de mudar o panorama dessa área, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) nos últimos anos tem incentivado a criação e o aumento da carga horária da disciplina de Medicina de Urgência e Emergência nas faculdades médicas, e também tem trabalhado para qualificar continuamente os profissionais da área para que estejam mais aptos a prestar assistência adequada à população. Também tem evidenciado a importância de prevalecer um único objetivo: a Medicina de Urgência e Emergência precisa ter como foco o paciente, única e exclusivamente. Além disso, para prestar essa correta assistência, não apenas o médico generalista atua na emergência, como também abre um leque para diversas especialidades, com a formação de uma equipe multidisciplinar.

Diante do cenário na urgência e emergência no Brasil, uma iniciativa entre a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM) e a SBCM, em parceria com o Grupo GEN/AC Farmacêutica, gerou o Curso de Capacitação em Urgência & Emergência (URGEM), que constitui uma importante ferramenta de capacitação para médicos que trabalham ou tenham interessem em atuar com Medicina de Urgência e Emergência.

Com carga horária de 124 horas, o curso é composto por 14 módulos que contemplam diversas especialidades. Seu conteúdo foi estruturado em videoaulas, ministradas pelos mais renomados profissionais da área, de diversas regiões do Brasil. Além disso, o URGEM tem aprovação pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) sob o protocolo de número 102.962 e oferece 10 créditos para a obtenção do Certificado de Atualização Profissional (CAP) nas especialidades Clínica Médica, Cardiologia e Cancerologia Clínica e 5 créditos nas especialidades Pneumologia, Gastrenterologia, Neurologia, Psiquiatria, Nefrologia, Endocrinologia, Infectologia, Ortopedia e Traumatologia e Ginecologia e Obstetrícia. Para a obtenção dos créditos, é necessário fazer um cadastro para acesso às aulas e às provas e acertar 70% ou mais nos testes apresentados, somando-se todos os módulos deste curso.

Além disso, para acompanhar as videoaulas, foi produzido um e-book exclusivo, com conteúdo didático, elaborado pela mesma equipe de docentes, que se uniu a um grupo de pedagogos, especialistas em ensino a distância, para criar um material complementar único. O objetivo é discutir e aprofundar os temas abordados nas aulas, servindo como fonte de consulta e revisão. Por meio de recursos pedagógicos que visam a fixação do conteúdo, o livro está repleto de dicas e lembretes ao decorrer dos capítulos e conta, ainda, com sessões de casos clínicos e questões de revisão.

Para o Dr. Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM, o grande diferencial é que o curso aborda os principais temas em Urgência e Emergência por intermédio de médicos competentes. “Temos absoluta certeza que esses temas permitirão que os médicos possam rever os vários posicionamentos, nos horários os mais variados possíveis, sem que comprometam suas atividades profissionais e sem que comprometam, inclusive, o convívio com sua família”, destaca o Dr. Lopes, que também reforça a revalidação do título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB).

“Temos absoluta certeza que este curso, dentro do seu compromisso de cidadania, levará à nossa comunidade um atendimento médico melhor, um atendimento sério, almejado por todas as nossas comunidades e por todos os nossos pacientes, principalmente os menos favorecidos, em regiões afastadas, nas quais o curso chegará, e poderá inclusive dar melhor assistência à população”, comenta o Dr. Lopes.

O Dr. Fernando Sabia Tallo, presidente da ABRAMURGEM, também acredita nessa aposta. “Reunimos todos os assuntos, todo o conteúdo de urgências e emergências, abordados por um grupo de professores de alto nível, no sentido de romper as barreiras com o ensino a distância”, afirma, destacando que, por esse modelo, a informação chega tanto ao interior do Maranhão como na Avenida Paulista, em São Paulo.

O presidente da ABRAMURGEM ainda relata que o grande objetivo desse curso é fazer com que o médico que não tem especialidade em urgência e emergência, porque ela ainda não existe, atualize-se, tenha informações relevantes nessa área. “Somos pouco mais de 600 médicos na área de atuação em urgência e emergência, sendo que só um quarto das faculdades de medicina brasileiras tem a disciplina de urgência e emergência dentro da grade curricular”, informa o Dr. Tallo.

Fonte: Revista ACFarma