Destaques

22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...

 

De 25 a 28 de novembro o centro de convenções do hotel Travel Inn & Lodge Ibirapuera foi palco da 4ª edição do Workshop on Male Reproductive Biology, organizado pela professora da EPM/Unifesp, Maria Christina W. Avellar e pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Luiz Renato França. O evento reuniu palestrantes brasileiros e de diversos países do mundo para debater temas relacionados à Biologia da Reprodução e Andrologia, com foco em fatores ambientais, desenvolvimento do trato reprodutor masculino e fertilidade. “A programação científica, do mais alto nível, trouxe o que há de mais novo na Biologia da Reprodução e Andrologia. Neste ano tivemos a presença de um público de cerca de 200 pesquisadores, pós-graduandos, estudantes de iniciaçāo científica e demais interessados no tema, que atuam nas áreas de Medicina, Biomedicina, Biologia, Farmácia, Medicina Veterinária, entre outras especialidades”, afirmou Maria Christina. De acordo com ela, as diferentes áreas multidisciplinares que estudam e pesquisam temas da área fez com que o ambiente de discussão se tornasse incrivelmente rico.



A palestrante argentina, Monica Vazquez-Levin, do Instituto de Biologia y Medicina Experimental de Buenos Aires, foi uma das que ficou bastante impressionada com a qualidade do workshop. “Pessoas de vários locais do mundo puderam se reunir para trocar informações, inclusive dados ainda não publicados. Isso foi realmente muito importante. Fiquei impressionada também com a qualidade das pesquisas dos jovens cientistas brasileiros”, disse.

Shanna Swan, da Mount Sinai School of Medicine, de Nova York, se mostrou igualmente satisfeita com o evento. “Fiquei bastante surpresa porque não tinha, até então, muita informação sobre as pesquisas realizadas no Brasil. Acho que deveria haver mais oportunidades para os cientistas e estudantes brasileiros participarem de encontros internacionais e divulgarem seus estudos”, completou.

Outro ilustre convidado, o professor R. John Aitken, presidente da International Society of Andrology e docente da Universidade de Newcastle, na Australia, afirmou ser bastante promissor o futuro da Andrologia no Brasil. “Participei de muitos encontros como este e nunca vi um que tivesse tantos jovens pesquisadores. Minha expectativa é de que o Brasil consiga formar oficialmente uma Sociedade Brasileira de Andrologia capaz de colaborar com a comunidade internacional”, explicou.

Devido ao grande sucesso, já está prevista para 2015 a realização da 5ª edição do Workshop on Male Reproductive Biology.