Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...



As inscrições online estarão encerradas no próximo dia 04 de outubro. Após esse prazo, os interessados apenas poderão se inscrever no local do evento.

 



Em 2013 a SBCM leva a Porto Alegre (RS) o seu tradicional Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que nesta edição bate mais um recorde de público, ultrapassando os 4,5 mil congressistas. Outro motivo de celebração é o número de inscritos para o concurso de Título de Especialista em Clínica Médica. É por esses e outros motivos que o 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica se torna, com muito orgulho, o marco inicial das comemorações do aniversário de 25 anos da SBCM. O evento, que ocorre de 09 a 12 de outubro na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, buscou inovar colocando na prática o seu compromisso com a sustentabilidade. Além de uma programação científica bastante completa, que inclui temas das mais variadas áreas de interesse do clínico, a organização do congresso se empenhou em implementar uma série de ações envolvendo economia de energia, geração de menor quantidade de lixo e reciclagem de materiais.

 


Em complementação a essas iniciativas, será promovida paralelamente uma campanha de doação de alimentos para contribuir com o trabalho realizado pelo Orfanato Pão dos Pobres. Quem quiser participar, basta entregar 1kg de alimento não perecível no balcão devidamente identificado localizado junto à secretaria do Congresso. Aquele que colaborar, receberá como presente um mouse pad personalizado com o logo do evento.

Em relação às atividades culturais, o destaque será para a peça de teatro “Doutor!! 2 – Como continuar enlouquecendo um médico em um dia”, com Rosane Gofman vivendo o papel da Doutora Consuelo. O espetáculo que será apresentado logo após a cerimônia oficial de abertura do congresso no salão de Atos da PUC-RS, com entrada gratuita.



Por fim, seguindo a tradição das últimas edições, o 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica conta com a ilustre participação de 11 convidados internacionais vindos dos EUA, Colômbia, Chile e Argentina.  Um trabalho de organização muito árduo e bem articulado que contou com a decisiva colaboração do Dr. Flávio Mombru Job, fundador da Regional-RS. “Também aniversariante, esta regional gaúcha foi criada há 20 anos com objetivo de levar à frente os paradigmas desta nossa entidade e representar os clínicos do Rio Grande do Sul, incluindo suas várias seccionais. Nas últimas duas décadas, sua contribuição, especialmente no que diz respeito à educação continuada, foi ímpar, tendo sediado com muito êxito um dos nossos congressos nacionais, dando provas do seu compromisso com a comunidade local, com a própria Sociedade Brasileira de Clínica Médica, e com o país, em última análise”, afirmou Lopes.

CNA

A Comissão Nacional de Acreditação da AMB divulgou dados sobre a pontuação conferida pelo congresso a várias especialidades e áreas de atuação, como Geriatria, Dermatologia, Cardiologia, Neurologia, Medicina Intensiva, Dor e Hepatologia. Confira na tabela e outras informações no site: www.clinicamedica2013.com.br.