Destaques

12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...
22 Março 2024
A regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica estreia no dia 6 de abril, às 08h30, o Café com Clínica, um encontro educacional e informativo no Best Western Premier. O palestrante...

 

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica e a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência tiveram uma preocupação especial na organização do 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica: a sustentabilidade. Engajadas nas discussões sobre o meio ambiente e o futuro do nosso planeta, este evento tem como proposta uma série de ações que envolvem economia de energia, geração de menor quantidade de lixo e reciclagem de materiais.

Aproveitando as novas tecnologias sustentáveis, a pasta do congresso será inteiramente confeccionada com fibras produzidas a partir de garrafas pet, assim como o bolsinho plástico do crachá. Também serão utilizados materiais reciclados nas canetas, nas sinalizações internas e externas do centro de eventos, em todos os folhetos e impressos, e nos copos de água.



Outra novidade é o crachá de “papel semente”, que poderá ser plantado e germinado após a utilização no evento. Por fim, foi firmado um convênio com a Cooperativa de Catadores de Papel de Porto Alegre, que será responsável pelo reaproveitamento de todas as sobras de material. “Com essas simples iniciativas estamos dando a nossa contribuição para o planeta e esperamos ser exemplo para outras tantas entidades”, afirma o presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes.

Programação Científica

De 09 a 12 de outubro de 2013, a SBCM promove a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Clínica Médica. O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, que possui infraestrutura para receber cerca de 7 mil congressistas, como é tradicional acontecer nos congressos de Clínica Médica organizados pela entidade.

A programação científica está sendo cuidadosamente formatada a fim de albergar temas relevantes ao dia a dia do clínico, além de apontar as principais novidades em tratamento e diagnóstico nas áreas de Neurociências, Medicina de Urgência e Emergência, Farmacologia, Medicina Hospitalar, Exames Complementares entre outras. O congresso também pretende intensificar a discussão de assuntos relacionados à Tecnologia e Informação em Saúde, Gerenciamento da Prática Médica, Políticas de Saúde, Custos e Judicialização, Ética, Bioética e Direito Médico, Residência Médica no Brasil e a obrigatoriedade do Exame do Cremesp.

Destaques

Com apoio da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul, o 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica irá promover, dia 11 de outubro, uma Mesa Redonda especial sobre Controvérsias na Cardiologia. Serão tratados temas como Manejo da Fibrilação Atrial, Manejo da Insuficiência Isquêmica Aguda, Manejo da Insuficiência Cardíaca Sistólica e Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Normal e Manejo da Doença Arterial Coronariana Estável.

Cursos pré-congresso

Aproveite também a oportunidade para se inscrever nos cursos pré-congresso que serão promovidos nos dias 08 e 09 de outubro. São eles: Perícias Médicas, Medicina Ambulatorial, Geriatria, Emergências Médicas Baseadas em Casos Clínicos e Oncologia Baseada em Casos Clínicos. Além deles, a Abramurgem oferece vagas para os cursos de Eletrocardiografia na Medicina de Urgência e Emergência (EMURGEM) e Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM).

A programação completa já está disponível no site www.clinicamedica2013.com.br. Aproveite os preços promocionais e inscreva-se até dia 27 de agosto.