Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...

 

De 09 a 12 de outubro de 2013, a SBCM promove a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Clínica Médica. O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, que possui infraestrutura para receber cerca de 7 mil congressistas, como é tradicional acontecer nos congressos de Clínica Médica organizados pela entidade.



A programação científica está sendo cuidadosamente formatada a fim de albergar temas relevantes ao dia a dia do clínico, além de apontar as principais novidades em tratamento e diagnóstico nas áreas de Neurociências, Medicina de Urgência e Emergência, Farmacologia, Medicina Hospitalar, Exames Complementares entre outras. O congresso também pretende intensificar a discussão de assuntos relacionados à Tecnologia e Informação em Saúde, Gerenciamento da Prática Médica, Políticas de Saúde, Custos e Judicialização, Ética, Bioética e Direito Médico, Residência Médica no Brasil e a obrigatoriedade do Exame do Cremesp.

Destaques

O 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica confirmou a presença de mais dois convidados internacionais. Do Chile virá o oftalmologista e professor titular da Universidade do Chile, Miguel Kottow, além do argentino Alberto Bolgiani, chefe de equipe da Unidade de Queimados da Fundação BENAIM de assistência e prevenção de queimaduras. Bolgiani é ainda professor titular do Curso de Cirurgia Plástica da Universidade do Salvador de Buenos Aires e presidente da Federação Latinoamericana de Queimaduras.

Também tem presença confirmada o argentino, Ivan Antônio Izquierdo. Naturalizado brasileiro tem como principal linha de pesquisa a Biologia da Memória, através do estudo de numerosas drogas que afetam a memória e a descoberta de mecanismos neuro-humorais que regulam a formação e a evocação da memória. É doutor em Medicina pela Universidade de Buenos Aires, coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador científico de seu Instituto do Cérebro.

Além dele, integra a programação do congresso o professor Fernando Bessone, docente do Curso de Pós-Graduação da Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Bessone, que também é diretor do Departamento de Pesquisa Clínica em Hepatologia do Instituto CAICI de Rosario, foi presidente da Associação Argentina para Estudo das Doenças do Fígado.

Outra presença internacional de peso é o médico americano, Dr. James Broselow, que irá ministrar conferência sobre uma das suas mais famosas invenções: a Fita Broselow. Criada em 1985 e usada no mundo inteiro nos serviços de emergências pediátricas, trata-se de uma fita codificada por cores que relaciona a altura da criança com seu peso corporal, fornecendo instruções médicas precisas para dosagem correta de medicamentos ou tamanho dos instrumentos médicos a serem usados, considerando que cada criança demanda cálculos de forma individual. Broselow, que atualmente leciona na, também desenvolveu, em 2009, o aplicativo Artemis, um sistema eletrônico e digital para dosagem e acompanhamento de administração de fármacos.

Trabalhos de tema livre

Estão abertas até dia 15 de julho as inscrições de trabalhos de tema livre no 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Este ano, a SBCM traz como novidadea apresentação de pôsteres em formato eletrônico (e-poster), que permite mais dinamismo e agilidade, além de minimizar gastos com a impressão do banner. Os dois melhores trabalhos eleitos pela comissão científica do evento e apresentados em forma de e-poster, receberão a premiação de R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00, respectivamente. Os mesmos prêmios também serão ofertados aos dois trabalhos de mais destaque apresentados oralmente.

Cursos pré-congresso

Nos dias 08 e 09 de outubro, os cursos pré-congresso serão os destaques da programação científica do evento. As vagas para os cursos de ATLS (Advanced Trauma Life Support) e ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support )já estão esgotadas, mas ainda é possível se inscrever para os  cursos de Perícias Médicas, Medicina Ambulatorial, Geriatria, Emergências Médicas Baseadas em Casos Clínicos, Oncologia Baseada em Casos Clínicos e para os cursos deEletrocardiografia na Medicina de Urgência e Emergência (EMURGEM) e Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência(VMURGEM), ambos promovidos pela Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem).

As vagas são limitadas. Para saber mais, acesse o site www.clinicamedica2013.com.br. Aproveite os preços promocionais e inscreva-se até dia 27 de agosto.