Destaques

25 Março 2024
Com pesar, informamos o falecimento de Dr. Roberto Abrao Raduan. A SBCM presta condolências aos amigos e familiares e agradecemos imensamente pelo legado que deixou para a Clínica Médica. Dr. Raduan...
22 Março 2024
A regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica estreia no dia 6 de abril, às 08h30, o Café com Clínica, um encontro educacional e informativo no Best Western Premier. O palestrante...
15 Março 2024
Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica Pela 9ª vez, celebraremos o Dia do Clínico no próximo dia 16 de março. A data é uma das muitas conquistas da Sociedade...

 

As inscrições já estão abertas para os concursos de Título de Especialista em Clínica Médica e Certificado na área de Atuação em Medicina de Urgência. Os exames serão aplicados dia 11 de outubro de 2013, durante o 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.  As inscrições serão encerradas dia 11/09/2013.

Para ler o edital completo e verificar os documentos necessários para inscrição, acesse o site www.sbcm.org.br



Trabalhos de tema livre

 

 

Estão abertas até dia 15 de julho as inscrições de trabalhos de tema livre no 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Este ano, a SBCM traz como novidadea apresentação de pôsteres em formato eletrônico (e-poster), que permite mais dinamismo e agilidade, além de minimizar gastos com a impressão do banner. Os dois melhores trabalhos eleitos pela comissão científica do evento e apresentados em forma de e-poster, receberão a premiação de R$ 1.500,00 e R$ 1.000,00, respectivamente. Os mesmos prêmios também serão ofertados aos dois trabalhos de mais destaque apresentados oralmente.

A 12ª edição do Congresso Brasileiro de Clínica Médica acontece de 09 a 12 de outubro de 2013 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Para o evento estão sendo aguardados cerca de 7 mil congressistas.

Cursos pré-congresso


Nos dias 08 e 09 de outubro, os cursos pré-congresso serão os destaques da programação científica do congresso. Médicos ou acadêmicos de medicina a partir do 10º semestre podem se inscrever para o Advanced Trauma Life Support (ATLS), curso teórico-prático, reconhecido pela American Heart Association (AHA), que discute o tema das Vias Aéreas, Ventilação, Choque, Trauma Torácico e Trauma Abdominal. Inscrições abertas também para o curso Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), igualmente reconhecido pela AHA e voltado para médicos ou acadêmicos de medicina a partir do 7º semestre.

A programação inclui as Emergências Cardiorrespiratórias, Monitorização, Manejo de Drogas, Desfibrilador Externo Automático (DEA) e Manejo de Vias Aéreas.Além do ACLS e do ATLS, também serão realizados os tradicionais cursos de Perícias Médicas, Medicina Ambulatorial, Geriatria, Emergências Médicas Baseadas em Casos Clínicos e Oncologia Baseada em Casos Clínicos. Para completar a programação, serão oferecidos os cursos deEletrocardiografia na Medicina de Urgência e Emergência (EMURGEM) e Ventilação Mecânica na Urgência e Emergência (VMURGEM), ambos promovidos pela Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem).

Destaque


O 12º Congresso Brasileiro de Clínica Médica tem a honra de receber o ilustre médico argentino, Dr. Ivan Antônio Izquierdo. Naturalizado brasileiro tem como principal linha de pesquisa a Biologia da Memória, através do estudo de numerosas drogas que afetam a memória e a descoberta de mecanismos neuro-humorais que regulam a formação e a evocação da memória. É doutor em Medicina pela Universidade de Buenos Aires, coordenador do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador científico de seu Instituto do Cérebro.

Para saber mais, acesse o site
www.clinicamedica2013.com.br