Destaques

22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...

 

De 03 a 05 de outubro de 2012, a SBCM Regional-RJ promoveu, em parceria com o American College of Physicians (ACP) e a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem), o V Congresso Internacional de Clínica Médica, que aconteceu paralelamente ao VIII Congresso de Clínica Médica do Estado do Rio de Janeiro e o Annual Meeting do Capítulo Brasileiro do ACP. Os eventos, realizados no Centro de Convenções Sulamérica, na capital carioca, contaram com a participação de um público recorde de cerca de 2.600 pessoas vindas de todas as localidades do país.



“Esse número expressivo de inscritos mostra que temos fôlego para organizar um congresso regional com proporções de um evento nacional. Um dos grandes atrativos foi a programação científica, cuidadosamente elaborada trazendo palestrantes muito qualificados, com vasta experiência em cada um dos assuntos apresentados”, afirmou José Galvão Alves, presidente do congresso.

Nos três dias de debates e confraternizações, estiveram presentes 227 palestrantes, com destaque para o vice-presidente sênior de Educação Médica do American College of Physicians, Dr. Patrick Alguire. O especialista americano elogiou a iniciativa do Brasil de unificar o encontro anual do Capítulo Brasileiro do ACP com o Congresso da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. “Essa combinação, que acabou reunindo o que há de melhor entre os dois mundos, representa um modelo muito interessante que pode ser adotado por outros capítulos do ACP”, afirmou. Em conferência, Alguire apresentou um pouco sobre o papel da entidade na medicina mundial e sua missão educacional, que se baseia essencialmente em fortalecer o profissionalismo e a excelência do clínico.

Para este congresso, também foram submetidos 430 trabalhos científicos de tema livre, 388 dos quais foram selecionados para apresentação através de banners. “A SBCM tem hoje um grande papel que é auxiliar na qualificação, não só do médico, mas também do estudante de Medicina. Os nossos congressos tradicionalmente recebem um grande número de acadêmicos que comparecem ávidos por novos saberes, agregados das várias especialidades. Atenta a isso, a SBCM Regional-RJ tem intuito de trabalhar de maneira cada vez mais atuante nas universidades”, comenta Luiz José de Souza, Presidente da Regional e presidente da Comissão Científica do evento.

Cerimônia de Abertura

No dia 3 de outubro, foi realizada uma sessão solene que marcou a abertura oficial do V Congresso Internacional de Clínica Médica e do VIII Congresso de Clínica Médica do Estado do Rio de Janeiro. Na mesa diretiva estiveram presentes Marcos Fernando de Oliveira Moraes, presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Pietro Novellino, ex-presidente da ANM, José Galvão Alves, presidente do congresso, Luiz José de Souza, presidente da SBCM Regional-RJ e Abdon Hissa, presidente da Comissão Organizadora do congresso.

Em discurso, José Galvão Alves agradeceu especialmente a atuação do presidente da SBCM, Antonio Carlos Lopes, em favor dos clínicos do Brasil. “Ele permanece representando uma forte liderança no âmbito da Clínica Médica, focando seus esforços para melhorar cada vez mais a formação do profissional e do especialista”, afirmou.