Destaques

22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...

 

APRESENTAÇÃO

É com satisfação que lhes apresentamos o Programa de Atualização em Clínica Médica (PROCLIM), mais uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), dessa vez em convênio com a Artmed/ Panamericana Editora.

Este programa de atualização profissional a distância apresenta-se em forma de 4 volumes impressos, com avaliações parciais ao longo dos volumes e uma avaliação final (com retorno e certificação).

Por sua característica de abordagem, com enfoque prático e baseado na resolução de casos clínicos, acreditamos ser o PROCLIM um instrumento essencial para aqueles que querem se manter atualizados em Clínica Médica, bem como para os especialistas que estão fora dos grandes centros ou não têm disponibilidade para participarem frequentemente de eventos científicos.

A SBCM, neste projeto, coordena a parte científica, sendo responsável por todo o conteúdo técnico, a avaliação final e a certificação, cabendo à empresa parceira o processo editorial, o tratamento pedagógico, a gestão administrativa e a responsabilidade comercial.
Por fim, convidamos você a conhecer mais detalhes do Programa e a entrar em contato para promover a sua adesão, lembrando que este é mais um projeto com a chancela científica da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes
Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

O QUE É?

O PROCLIM é a soma do conhecimento e da experiência de profissionais de consagrada trajetória e que desenvolvem as temáticas com as mais recentes pesquisas e avanços científicos da especialidade. O PROCLIM faz parte do Sistema de Educação Médica Continuada a Distância (SEMCAD®), da Artmed/ Panamericana Editora, e é desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

OBJETIVO

O objetivo fundamental do PROCLIM é atender às necessidades de atualização permanente através de ferramentas de estudo flexíveis. O PROCLIM pode ser iniciado em qualquer momento e em qualquer lugar, sem precisar frequentar sala de aula ou mudar as atividades profissionais habituais.

ESTRUTURA E DURAÇÃO

O PROCLIM está estruturado por ciclos. Um ciclo corresponde a um ano e tem quatro volumes trimestrais. O volume é constituído de um livro e materiais de apoio, como cartelas, com informações simplificadas e/ ou CD. Os profissionais inscritos também têm à sua disposição um Centro de Informações para esclarecer dúvidas e acesso privilegiado ao Portal Virtual do programa.

CONTEÚDO

O conteúdo do material instrucional é submetido a processamento pedagógico e editorial especial, para facilitar o aprendizado e a atualização do conhecimento. Todo o conteúdo e os autores são definidos pela SBCM.

AVALIAÇÃO

O PROCLIM tem duas instâncias de avaliação:

- Avaliação parcial – esta autoavaliação é realizada a cada volume por meio de exercícios e de atividades.

- Avaliação com retorno: ao final de cada ciclo, a prova e a folha óptica de respostas acompanham o volume 4, e, depois, é enviado o relatório de acertos e erros, comentários das questões e certificado aos aprovados.

CERTIFICAÇÃO

A Sociedade Brasileira de Clínica Médica outorgará certificado, de 120 horas-aula, aos aprovados na avaliação, no final de cada ciclo, para contabilizar pontos para a carreira profissional e para a atualização do Título de Especialista.

PÚBLICO-ALVO

Dirigido a clínicos, médicos generalistas, médicos de família, emergencistas, especialistas, médicos-residentes, mestrandos, doutorandos e profissionais da área.

CONTATO

Para mais informações, acesse o site www.secad.com.br.