No Brasil, a comemoração do Dia do Médico acontece em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, padroeiro dos médicos segundo a fé cristã. De fato, que bom seria se o santo pudesse nos transmitir poderes divinos para enfrentar essa missão aparentemente de outro plano que 2020 nos apresentou.

A “ameaça invisível”, o vírus, nos pegou de surpresa e nos manteve reféns por muitos meses. Enquanto víamos a população sofrer nas garras da COVID-19, nós nos dedicamos e trabalhamos como nunca. De pouco em pouco, fomos aprendendo, se não a exterminar, ao menos a amenizar os estragos provocados pela doença.

Nessa luta contra o inimigo comum, enfrentamos muitos obstáculos. O medo de ser contaminado, a insalubridade nos centros de atendimento, as unidades lotadas de pacientes, a ganância de certas operadoras de planos de saúde, a falta de remuneração adequada, a subnotificação, a baixa adesão da população às medidas preventivas, a exaustão física e emocional... Enfim. São muitos e, infelizmente, todos eles nós já conhecemos bem.

A uma pandemia que parece estar longe de terminar, entregamos diariamente o nosso máximo a cada um de nossos pacientes. Com extrema dedicação, disposição e força de vontade, vivenciamos os princípios da nossa profissão como nunca antes. “A medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”, como declara o primeiro artigo do Código de Ética Médica.

Aprendemos ainda a lutar contra alguns fatores que nem são de nossa responsabilidade, como a ganância e a desinformação, emergentes em uma sociedade que se transforma a cada momento. Foi – e está sendo – uma tarefa árdua.

Por outro lado, avançamos muito enquanto ciência e tivemos nosso valor social reconhecido. Não estamos mais às cegas como há meses atrás e recebemos, por diversas vezes, aplausos na janela em reconhecimento ao nosso trabalho. A nossa missão é a de proteger a vida humana frente a todo e qualquer empecilho. Conseguimos. E sobreviveremos.

Parabéns a todos os colegas médicos por seu esforço, devoção e empenho. Mas lembrem-se: 18 de outubro será apenas um dia. O ano é dos médicos. As VIDAS são graças a vocês!

Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica