Sou de um tempo em que Medicina era realmente um compromisso de fé. Isso significa, em essência, que nada tem mais relevância do que o atendimento à beira do leito. A única forma de se obter resultado efetivo na assistência é com o olho no olho, o toque e a conversa realmente interessada. Dedicar-se a ganhar a confiança do paciente não é perda de tempo. É o único caminho honesto para quem pratica a boa Medicina e para quem é primordial gostar de gente.

Aquele que opta pela Medicina e pela Clínica Médica, assume uma carreira que exige grande dedicação e implica em uma enorme responsabilidade. O Clínico possui embasamento para exercer qualquer uma das outras especialidades. Portanto, ele tem o papel de integrador da prática médica, atuando em parceria com as outras especialidades pela construção de uma Medicina de qualidade, que seja dedicada ao atendimento integral de qualquer paciente, independente de sua classe social, credo ou cor.



Com a criação da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, em 16 de março de 1989, a Clínica Médica ganhou visibilidade e passou a ser respeitada no âmbito das especialidades. Isso graças a um trabalho intenso de conscientização realizado pela entidade junto aos colegas médicos e à sociedade. Essa atuação pela valorização do Clínico, nos últimos 30 anos, contou também com o valioso apoio da Associação Médica Brasileira, do Conselho Federal de Medicina e das outras sociedades de especialidade.

Neste momento, aproveito a oportunidade não apenas de um testemunho, mas a licença para respirar fundo e compartilhar da experiência de décadas de dedicação aos meus pacientes, de entrega a meus alunos e de convicção em meus princípios. A despeito de todas as adversidades, por maiores que sejam, sempre há um jeito de atender bem.

Aí está o nosso maior bem: não é a sabedoria inflada por teorias, mas a prática alicerçada no amor ao outro, na satisfação de cuidar e na alegria de salvar vidas.

Novamente agradeço a todas às sociedades de especialidade que se ombreiam à Clinica Médica e sem as quais não conseguiríamos cumprir totalmente com nossos objetivos.

Parabéns aos quase 42 mil médicos ligados à Clínica Médica em todo o país.

Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica