Destaques

22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...

A gripe e o resfriado são doenças diferentes, embora ambas sejam infecções respiratórias causadas por vírus e mais prevalentes no frio.

O fato da maior parte dos casos acontecer no inverno é devido à aglomeração de pessoas em locais menos ventilados nesta época do ano. Estes ambientes facilitam a disseminação do vírus e, por isso, devem ser evitados. Manter boa alimentação, usar vestimentas adequadas e ingerir bastante líquido, além de praticar atividade física regular, são hábitos essenciais para a prevenção de gripes e resfriados. Essas duas doenças têm sintomas semelhantes, variando apenas a intensidade e o risco de complicações.

Se os sintomas aparecerem, a chance de ser apenas um resfriado é grande. Menos grave, é também muito mais comum e simples de tratar. Por quatro ou cinco dias permanecerão coriza e obstrução nasal. Neste período pode ocorrer tosse, dor de cabeça, dor de garganta, febre baixa e espirros.

O resfriado é transmitido pelo contato direto de pessoa para pessoa, por meio das gotículas eliminadas ao falar, tossir ou espirrar. Como é viral, não há tratamento específico. Um erro comum é o paciente automedicar-se com antibióticos que, para tratamento de doenças causadas por vírus, serão totalmente ineficazes e poderão mascarar eventuais complicações.

Repouso, alimentação leve, e manter-se bem agasalhado são, sem dúvida, os melhores remédios. Analgésicos e antitérmicos, quando indicados pelo médico, podem melhorar a dor de cabeça e a febre.

 

Já no caso da gripe, causada por algum dos três tipos de vírus da família influenzae, pode desencadear complicações, até mesmo fatais, se não diagnosticadas e tratadas adequadamente. Grande ameaça à saúde pública, a gripe costuma durar mais de uma semana e, além dos sintomas do resfriado, provoca febre alta, dores pelo corpo e fadiga. Pode também comprometer brônquios e pulmões, levando à pneumonia.

 

Outras complicações da gripe são a sinusite, otite média, descompensação do diabetes mellitus, agravamento de doenças pulmonares crônicas, da insuficiência e/ou arritmia cardíaca.

 

Os meios de contágio são os mesmos do resfriado, mas no caso da gripe, há vacina anti-influenzae, que deve ser tomada no período que antecede o inverno, principalmente pelos idosos.

 

Pelo fato dos vírus da gripe sofrerem mutações constantes, a vacina deve ser tomada anualmente. Embora não confira 100% de proteção, ela evita as formas mais graves da doença, diminuindo o índice de mortes por pneumonia, especialmente entre os indivíduos da terceira idade ou portadores de doenças crônicas, sejam pulmonares, cardíacas ou metabólicas.

 

A vacina também é indicada para aqueles que possuem deficiência imunológica, como os soropositivos, para médicos, enfermeiros e demais funcionários de hospitais escolas, creches e casas de repouso.

 

Crianças e gestantes também podem ser vacinados. Porém é preciso estar atento às orientações médicas que são indispensáveis para qualquer pessoa.

 

Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Artigo publicado na Gazeta Mercantil/Caderno D - Pág. 7 no dia 23 de abril de 2009