Destaques

22 Abril 2024
Como representante da especialidade com o maior número médicos especialistas do país, com o maior número de residentes e a menor taxa de ociosidade, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica se...
16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...

A educação no Brasil perdeu, de bons tempos para cá, a interrelação com a boa formação, tornando-se simplesmente um negócio para a maioria dos donos de escolas e faculdades. O reflexo da mercantilização é sentido em várias etapas dos estudos, com desdobramentos importantes em toda a sociedade. 

No Ensino Fundamental, I ou II, muitas crianças passam de ano mal sabendo ler ou formular uma oração com sujeito, verbo e predicado. Assim, começam a ruir sonhos de milhões de brasileiros que, amanhã, provavelmente não terão boas oportunidades no mercado de trabalho e comporão a parcela mais vulnerável. 



No Ensino Médio, estudantes despreparados também recebem diplomas completamente crus. Vários ultrapassam essa fase analfabetos, semianalfabetos ou analfabetos funcionais - aqueles que não conseguem compreender uma frase simples ou se expressar por meio de letras e números em situações cotidianas. Aliás, três em cada dez brasileiros integram esse grupo.

É uma catástrofe para a vida dessas pessoas e para o País, já que não se constrói uma nação digna e justa sem conhecimento e formação adequada. Isso explica porque estamos onde estamos, mesmo sendo um Brasil abençoado por Deus e bonito por natureza, como cantando em nossa MPB. 

A visão destorcida do ensino transforma gente em gado, e só ganha com isso quem lucra com o negócio educação. Aqui, incluo os políticos, regados à mordomia, mas sem qualquer compromisso público, e os maus empresários. 

Esta segunda casta, a dos maus empresários, apadrinhada pela primeira, dos péssimos políticos, vem destruindo também a capacitação universitária. É corriqueiro vermos bons jornalistas reclamando da formação dos novos repórteres pelas faculdades. A Ordem dos Advogados do Brasil, por sua vez, reprova todos os anos a maioria dos graduados que se submetem a seu exame, por insuficiência, e por aí vai.  O fenômeno se repete por todas as profissões.

Na medicina, o estrago é risco à saúde pública. Conforme atentam provas realizadas pelo Conselho Regional (Cremesp) ao longo da última década, a maioria de nossos “doutores” recebe seu diploma e vai para a linha de frente do atendimento sem a mínima base. 

Na avaliação aos recém-formados de 2018, dos 3.174 participantes, 38,2% não conseguiram a nota mínima. Dentre as questões, 86% erraram a abordagem a pacientes vítimas de acidente de trânsito e outros 69% não sabiam as diretrizes para medir a pressão arterial. Mais 68% dos médicos não acertaram a conduta que deve ser realizada para pacientes com infarto. 

Quer dizer, cada vez mais, ao entrarmos em um consultório para uma consulta, teremos de fazer o sinal da cruz e seja o que Deus quiser. Uma situação simplesmente inadmissível, em se tratando de saúde e vida de cidadãos. 

Esperamos que o novo Governo cumpra mesmo as promessas de campanha e passe o Brasil a limpo em todos os aspectos, a começar pela educação. No que tange a nossa saúde, todos nós, pacientes, queremos e temos por direito constitucional o melhor: uma Medicina com M maiúsculo. 

Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica
Publicado no Diário do Grande ABC dia 14/01/2019