Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...

Dias atrás uma revisão de 41 pesquisas publicada na edição online do Lancet rendeu surpresa e polêmica no Brasil. O estudo dá conta de que apenas 47% dos quadros de depressão são diagnosticados pelo clínico geral no atendimento primário e que há falso diagnóstico em 20% dos casos.

A polêmica até tem justificativa, pois é fundamental que se debata o problema em busca de resultados melhores e de uma assistência médica eficaz. Porém, a surpresa é totalmente descabida, principalmente quando grande parte dos males do sistema de saúde no Brasil vem da própria sala de aula e é fruto da fragilidade e da incompetência na formação do médico.

Hoje temos no país por volta de 175 escolas médicas ativas, além de outros 50 pedidos de autorização para funcionamento. A maioria não possui estrutura adequada, carece de hospital de ensino, apresenta falhas graves na área pedagógica e conta com equipes docentes desqualificadas. Aliás, diga-se de passagem, muitos dos que dão aula nessas escolas ainda deveriam estar estudando para aprender o B-A-BA da Medicina.

É esse um dos principais motivos que nos leva a vivenciar situações calamitosas como a atestada pelo levantamento do Lancet. Com formação insuficiente e inadequada, uma parcela expressiva dos clínicos no Brasil não sabe diagnosticar. E, portanto, cada vez fica maior o número de pacientes que sai do consultório com diagnóstico superficial: virose ou estresse.

O fato é que vários clínicos têm dificuldade até de diagnosticar gripe quando os sintomas apresentados pelo paciente são diferentes dos habituais. Soma-se a isso a falta de capacitação e o desprezo à relação médico-paciente. Infelizmente chegamos sem muito orgulho ao patamar atual da Medicina no país: exames são realizados em excesso e há falta de humanismo. Além disso, esbarramos em uma situação bastante séria que é a tecnologia avançada à disposição de médicos com formação deficiente. Isso acarreta o tratamento do exame e não do doente, o que traz inúmeras complicações deletérias. Resultado: quando chega um paciente com gripe diferenciada, como a Influenza A H1N1, a resposta do sistema de saúde acaba sendo insuficiente e logo nos tornamos campeões mundiais em mortes.

O Brasil não comporta mais escolas médicas. Temos que dar um basta à abertura indiscriminada, além de lutar pela constante avaliação das escolas já em funcionamento. Também necessitamos da criação de um plano de carreira, cargos e vencimentos para fixar os médicos nas regiões remotas e menos favorecidas.

Outro absurdo constante é o tratamento dos residentes como mão de obra barata nos hospitais e postos de saúde. Essa não pode ser a solução. Os burocratas e bacharéis em medicina precisam ter mais respeito com a prática médica e devem zelar pelo futuro dos novos médicos. Estamos cansados de ver em nosso país cargos públicos ocupados por pessoas incompetentes que tentam fazer prevalecer suas políticas equivocadas, o que só gera mais problemas ao sistema de saúde e à assistência aos cidadãos.
As políticas de saúde têm que ser traçadas por pessoas e equipes gabaritadas, que exerçam a Medicina na plenitude e, de preferência, que também pertençam à Academia. Cargos ocupados por incompetentes ou por tendenciosos políticos levam a alguns dos males que enfrentamos atualmente. Nossas escolas de medicina estão doentes e a formação dos médicos não é suficiente sequer para garantir um diagnóstico simples.

 

Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes é presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Artigo publicado em 06/09/2009 no Jornal da Tarde