Destaques

16 Abril 2024
"É comum que os pacientes tenham um cardiologista, um endocrinologista, um cirurgião de referência, um urologista (os homens), um ginecologista (as mulheres) e outros especialistas conforme as...
12 Abril 2024
Artigo de Tycha Bianca Sabaini Pavan sobre pessoas que vivem com a co-infecção por Trypanosoma cruzi / HIV Doença de Chagas Descoberta em 1910, a doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário...
4 Abril 2024
O Diabetes é uma das doenças mais desafiadoras do século XXI. Por isso, a SBCM apoia e recomenda o Programa de Atualização 100% online e gratuito realizado pela MDHealth. Serão sete sessões com...
Crowther MA, Ageno W, Garcia D, Wang L, Witt DM, Clark NP, et al.Oral vitamin K versus 
placebo to correct excessive anticoagulation in patients receiving warfarin: a randomized trial.Ann 
Intern Med. 2009 Mar 3;150(5):293-300.
 

Baixa dose oral de vitamina K diminui o International Normalized Ratio (INR) em pacientes com problemas de coagulação que utilizam warfarin como terapêutica. As consequências sobre os eventos de sangramento ainda são desconhecidos.

Obejetivo – Verificar se baixa dose oral de vitamina K reduz episódios de sangramentos além de 90 (?) dias em pacientes com coagulopatia associada ao warfarin.

Desenho - Estudo multicêntrico, randomizado, controlado, duplo cego. A randomização foi gerada pelo computador e os participantes foram alocados para os grupos de estudo usando sequencialmente as droga em estudo de recipientes numerados. Pacientes, cuidadores e aqueles que avaliaram os resultados não tinham conhecimento em relação à atribuição do tratamento.

Centros - 14 clínicas de tratamento em anti-coagulação no Canada, the United States and Italy.

Pacientes - Foram incluídos pacientes sem sangramentos com valores de INR entre 4,5 e 10,0.

Intervenção - Vitamina K oral, 1,25 mg (355 pacientes randomizados; 347 analisados), ou placebo (369 pacientes randomizados; 365 analisados).

Avaliações - Eventos de sangramento (resultados primários), tromboembolismo e morte (resultados secundários).

 Resultados - 56 pacientes (15,8%) no grupo com vitamina K e 60 pacientes (16,3%) no grupo placebo apresentaram pelo menos um sangramento como complicação  (diferença absoluta, -0,5, porcentagem [95% CI, -6,1 para 5,1 pontos percentuais]; eventos de maior sangramento ocorreram em 9 pacientes (2,5%) para grupo com Vitamina K e 4 pacientes (1,1%) no grupo placebo (diferença absoluta, 1,5 pontos de porcentagem CI, –0.8 para 3.7 pontos percentuais]). Tromboembolismo ocorreu em 4 pacientes (1,1%) para o grupo de Vitamina K e 3 pacientes (0,8%) para o grupo placebo (diferença absoluta, 0.3 pontos percentuais [CI, –1.4 to 2.0 pontos percentuais]). Outros eventos adversos não foram avaliados. No dia seguinte ao tratamento, o INR havia diminuído pelo menos para 1.4  no grupo placebo e 2.8  no grupo com Vitamina K (P < 0.001).

Limitações - Pacientes com sangramento ativo não foram incluídos e a dose de warfarin após registro não foi atualizada nem acompanhada.

Conclusão: Baixa dose oral de Vitamina K não reduziu sangramentos em pacientes com Warfarin e INRs de 4,5 e 10,0.

Revisão Técnica: Dr. Eros Antonio de Almeida