O impacto das diversas formas de tabagismo nos acadêmicos da área da saúde
Main Article Content
Resumo
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) define a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) como um distúrbio progressivo e irreversível. Nessa patologia ocorre um processo inflamatório crônico frente a exposição a gases tóxicos, principalmente advindos do tabaco. O cigarro é responsável por matar mais de 8 milhões de consumidores por ano, isso corresponde a 50% dos usuários. Objetivo: estimar a prevalência do tabagismo e possíveis doenças no sistema respiratório entre acadêmicos. Métodos: Trata-se de uma pesquisa observacional do tipo transversal em que se aplicou questionários aos alunos da área da saúde da Universidade Cesumar. Todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e eram maiores de 18 anos. A amostra foi composta por 336 estudantes, desta foram excluídas 43 respostas preenchidas de forma incorreta, restando 293 participantes. Os dados foram submetidos à estatística analítica e teste do qui-quadrado com nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência do tabagismo foi de 26,96%, não fumantes são 62,46% e 10,58% são fumantes passivos. O dispositivo mais utilizado foi o cigarro eletrônico com 64,55% e o narguilé com 63,29%. Com relação a tentativa de suspender o uso, 36,71% relataram apresentar ansiedade. Os fumantes informaram ter infecções respiratórias frequentes, secreção, tosse e espirros com significância estatística (p<0,05). Pneumonia apresentou tendência crescente conforme maior tempo de tabagismo. Conclusão: Observou-se que a taxa de acadêmicos tabagistas é considerável, o tempo de uso varia de 3 a 5 anos e a maioria iniciou na adolescência sob influência de amigos.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.