O impacto da qualidade do sono na formação médica

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Cairon Rodrigo Faria Ribeiro
Yasmin Maria Garcia Prata da Silva
Sandra Márcia Carvalho de Oliveira

Resumo

JUSTIFICATIVA E OBJETIVO: As demandas acadêmicas dos estudantes do curso de graduação em Medicina tendem a alterar a qualidade do sono e a dessincronizar o ciclo sono-vigília, obrigando-os a decidir entre manter a regularidade do ciclo sono-vigília ou satisfazer as necessidades de sono, para responder às obrigações acadêmicas. O objetivo deste trabalho foi estudar a qualidade do sono nos acadêmicos do curso de Medicina. MÉTODOS: Estudo transversal, quantitativo, descritivo do tipo inquérito, em que a amostra foi composta por 184 acadêmicos. Dos entrevistados, O instrumento utilizado foi o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e a Escala de Sonolência de Epworth. A análise estatística foi feita pelo pacote Statistical Package for the Social Sciences e pelo teste qui-quadrado. RESULTADOS: Dos 184 acadêmicos entrevistados, 61,9% (n=112) relataram qualidade ruim de sono, 31% (n=13) referiram sonolência excessiva no período diurno e 37,9% relataram dor como um dos fatores principais que interferem na qualidade do sono. CONCLUSÃO: Foi observado que grande parte dos estudantes tem qualidade ruim de sono e que, adicionalmente, muitos acadêmicos com os padrões de sono pobres referem piora no bem-estar durante o dia, como sonolência excessiva diurna.

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Artigos Originais