Tratamento clínico de zumbido primário em adultos e idosos: revisão sistemática
Main Article Content
Resumo
O zumbido no ouvido é definido como uma ilusão auditiva ou sensação sonora endógena, não relacionada a nenhuma fonte externa de estimulação. É um sintoma frequente na população idosa. Até hoje, vários autores argumentam que o desconhecimento da etiologia do zumbido, aliado à subjetividade desta manifestação, mais a sobreposição das enfermidades e dos sintomas que, geralmente, acometem os pacientes idosos, dificultam a obtenção de um bom resultado terapêutico. O objetivo desta revisão foi levantar quais os tratamentos clínicos mais utilizados na prática clínica no tratamento do zumbido primário em adultos e idosos. Procedeu-se à verificação do status dos últimos 5 anos de estudos em textos de acesso livre, no banco de dados eletrônicos da PubMed. Apresentaram tratamentos clínicos para o zumbido primário 25 artigos; aqueles com resultados satisfatórios foram quatro artigos sobre acupuntura, dois sobre neuromodulação de resenha coordenada acústica, um sobre uso combinado de amplificação e gerador de som, e um sobre psicoterapia corporal, que incluíam tanto adultos e idosos, tendo a idade média entre 51 a 54 anos. Não se pode afirmar que os tratamentos propostos são eficazes na cura dos sintomas de zumbido em adultos e idosos, mas sim que existem algumas terapêuticas de baixo custo que apresentam respostas relativamente satisfatórias.
Article Details
Declaração de Direito Autoral
Eu (nome do autor responsável) _______________________________________________ declaro que o presente artigo intitulado ___________________________________é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, editada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, o mesmo jamais será submetido por um dos demais co-autores a qualquer outro meio de divulgação científica impressa ou eletrônica.
Por meio deste instrumento, em meu nome e dos demais co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista da Sociedade Brasileira de Clinica Médica, e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n 9610 19 de fevereiro de 1998) que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
_________________________ |
___________________ |
Local, data |
Assinatura |
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLÍNICA MÉDICA
CNPJ/MF 062.279.617/0001-45
Rua Botucatu, nº 572, cj. 112, São Paulo, SP
Download da Declaração de Direito Autoral.