Ensino de técnicas de cirurgia cardiovascular na graduação em Medicina utilizando vísceras de suínos

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Maurício Galantier
João Galantier
Aline Riquena da Silva
Matheus Silva Garbin
Pedro Luiz Squilacci Leme
Wagner Koji Aragaki

Resumo

OBJETIVO: Apresentar um método prático de ensino e avaliar o grau de eficácia do aprendizado, comparando alunos que passaram pelo curso durante a graduação básica (sétimo semestre) e após 18 meses (décimo semestre), já no internato hospitalar. MÉTODOS: As vísceras conservadas por refrigeração, com coração, estruturas vasculares do mediastino, traqueia e pulmões, foram fixadas em suporte metálico apropriado. Os vasos supra- -aórticos foram ligados, e uma sonda de Foley foi introduzida retrogradamente para a infusão de água, permitindo a apresentação de procedimentos operatórios. Foram aplicados questionários a 40 alunos do sétimo e décimo semestre. As respostas foram submetidas à análise estatística. RESULTADOS: Foram demonstradas técnicas necessárias para o estabelecimento de circulação extracorpórea, confecção de enxerto aorta-coronária com segmento da artéria carótida obtido no mesmo bloco de vísceras, substituição da valva aórtica por prótese valvar sintética, correção de defeito previamente realizado no septo atrial, posicionamento dos vários tipos de eletrodos utilizados para a estimulação elétrica do coração, demonstração de técnicas empregadas para transplante cardíaco, simulação e correção de ferimentos do coração e da aorta. O grau de adequação da ferramenta avaliada foi positivo, com valores entre 55 e 95%, e houve retenção dos ensinamentos após 18 meses. CONCLUSÃO: Este método de ensino foi de fácil preparação e baixo custo, permitindo a realização de operações complexas e despertando interesse durante a graduação em Medicina.

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Artigos Originais