VALORIZE O CLÍNICO

CLÍNICO, O ESPECIALISTA EM CUIDAR DE GENTE

SOBRE


O clínico é o especialista capacitado para oferecer atendimento global aos pacientes, com uso racional de exames laboratoriais. É considerado o grande integrador da prática médica e desempenha papel fundamental no Sistema de Saúde no Brasil. Quando bem formado, é um especialista capacitado para diagnosticar e tratar 70% dos doentes que buscam atendimento.

Por isso, desde 2018, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica lançou esta campanha permanente que visa sensibilizar a sociedade, profissionais de saúde, acadêmicos e médicos de todas as especialidades para a importância do Clínico no Sistema de Saúde brasileiro e a relevância da sua atuação em prol do humanismo na Medicina e do fortalecimento da relação médico-paciente.



Ser clínico é colocar em prática o amor ao próximo. E o bom clínico é aquele com conhecimento e sensibilidade para tratar o doente, e não apenas a doença que ele possui

Antonio Carlos Lopes, presidente da SBCM

CLÍNICA MÉDICA

A SBCM, construída sob os pilares da relação médico-paciente, do humanismo na medicina e da democratização do conhecimento, compreende a Clínica Médica como mãe de todas as especialidades. Consagrada pelos mestres do passado, é nome respeitado e honrado por todos os Clínicos do país. Trata-se de um patrimônio nacional.

Em torno disso, precisamos unificar forças para combater iniciativas sem credibilidade que visam estabelecer outros nomes para a especialidade, desvalorizando a atuação do Clínico e desrespeitando nossa origem e tradição.

Em 2019, a campanha ganhou mais visibilidade e conquistou apoio da atriz Irene Ravache. Veja o vídeo:



HISTÓRICO

A SBCM promoveu sua primeira iniciativa em prol da valorização do Clínico em uma campanha criada em 1999 e marcada pelos seguintes dizeres: “O Clínico que não faz parte de sua sociedade científica está sempre só”.

Mais de 20 anos depois, o especialista em Clínica Médica está seguro de que pode contar com uma entidade que o mantém informado sobre assuntos políticos e científicos, e também o representa em todas as esferas.

Materiais de Divulgação


A campanha foi desenhada com foco nas mídias sociais, na divulgação de informações para a imprensa e na realização de ações que visam promover a Clínica Médica e valorizar a atuação do Clínico.

Os materiais podem ser baixados livremente e compartilhados nas redes sociais, desde que se mantenham originais.

FACEBOOK
Selo
Selo
  
Objetivo
Um objetivo
  
Causa
Uma Causa
  
Motivo
Um Motivo
  
Inspiração
Uma Inspiração
  
Titulação
Uma Titulação
  
Ciência
Uma Ciência
  
Sensibilidade
Uma Sensibilidade
  
Clínica Médica
Um Patrimônio Nacional
  
×